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Avaliação de software sobre o desenvolvimento do lactente para apoio ao ensino e capacitações profissionais* * A publicação deste artigo na Série Temática “Saúde digital: contribuições da enfermagem” se insere na atividade 2.2 do Termo de Referência 2 do Plano de Trabalho do Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Brasil. Artigo extraído da dissertação de mestrado “WID - Wise Infant Development: Software para o ensino na avaliação do desenvolvimento infantil do lactente”, apresentada à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, CE, Brasil.

Resumo

Objetivo:

avaliar junto a experts o desempenho funcional e a qualidade técnica do software educativo Wise Infant Development ® .

Método:

pesquisa metodológica que seguiu o processo de avaliação de softwares conforme as normas ISO/IEC 25010 e NBR ISO-IEC 14598-6. O desempenho funcional do software foi avaliado por grupo de experts enfermeiros e a qualidade técnica por experts da tecnologia da informação. Para a análise estatística, empregou-se o Índice de Validade de Conteúdo e o teste Binomial.

Resultados:

em ambos os grupos de experts, a concordância foi maior que 70%, indicando que o software é adequado e pertinente ao que foi proposto em todas as suas características avaliadas: adequação funcional, confiabilidade, usabilidade, eficiência de desempenho, compatibilidade, segurança, manutenibilidade e portabilidade. A tecnologia recebeu sugestões para seu aperfeiçoamento, as quais foram aceitas.

Conclusão:

o software Wise Infant Development ® foi bem avaliado pelos experts, podendo contribuir para o ensino sobre desenvolvimento do lactente, tanto na graduação em enfermagem quanto nas capacitações profissionais.

Descritores:
Enfermagem Pediátrica; Desenvolvimento Infantil; Educação em Enfermagem; Software; Tecnologia Educacional; Estudo de Validação

Destaques:

(1) O software apresenta qualidade técnica e desempenho funcional satisfatórios.

(2) A tecnologia é útil no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

(3) O software pode ser utilizado para capacitar profissionais na área de saúde infantil.

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