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Representações Sociais do enfermeiro sobre a abordagem às crianças e adolescentes vítimas de violência* * Artigo extraído da tese de doutorado “Análise da atuação do(a) enfermeiro(a) nos três níveis de atenção à saúde sob a ótica da Linha de Cuidado para atenção integral a crianças e adolescentes em situação de violência”, apresentada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil.

Objetivo:

analisar as representações sociais na perspectiva da vertente estrutural sobre a abordagem do enfermeiro às crianças e adolescentes vítimas de violência, comparando-se serviços de saúde de atenção primária, secundária e terciária.

Método:

pesquisa analítica com abordagem qualitativa sob o aporte teórico metodológico da Teoria das Representações Sociais a partir da Teoria do Núcleo Central. Participaram do estudo 76 enfermeiros, sendo 30 da atenção primária, 16 da atenção secundária e 30 da atenção terciária. Aplicou-se entrevista semiestruturada por meio de roteiro pré-definido e análise de similitude a partir do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires.

Resultados:

estruturalmente, a árvore máxima revelou o núcleo central no quadrante superior direito, a primeira zona periférica no quadrante superior esquerdo; a segunda zona periférica no quadrante inferior esquerdo e no quadrante inferior direito a zona muda. As dez ramificações da árvore máxima emergiram a partir dos termos: bater, deixar, abordagem, receber, abordar, lembrar, contar, passar, cuidado, mãe.

Conclusão:

as representações sociais da abordagem dos enfermeiros nos serviços de saúde de atenção primária, secundária e terciária evidenciaram pontos em comum quanto a déficit de notificação, transferência de responsabilidades, fragilidade na identificação das situações de violência e necessidade de capacitação.

Descritores:
Enfermeiras e Enfermeiros; Maus-Tratos Infantis; Criança; Adolescente; Serviços de Saúde; Enfermagem Forense


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