Resumo
Objetivo:
analisar o efeito de um aplicativo no conhecimento de estudantes de Enfermagem sobre diabetes durante a pandemia da COVID-19 bem como sua autoavaliação e satisfação.
Método:
estudo quase experimental realizado com 40 estudantes de Enfermagem da região nordeste, Brasil. Foi utilizado o aplicativo E-MunDiabetes® para avaliar o conhecimento dos participantes pré e pós-teste imediato e após 15 dias, bem como a autoavaliação e a satisfação relacionadas ao uso do aplicativo. A análise foi realizada por meio de estatística descritiva e inferencial (teste binomial, coeficiente de correlação intraclasse e teste de Wilcoxon).
Resultados:
a comparação das medianas de acertos nos três períodos relevou aumento significativo no pós-teste. Os itens da autoavaliação e satisfação apresentaram índice de concordância >80%, com índice de concordância total de 96,3% e coeficiente de correlação intraclasse de 0,91.
Conclusão:
o aplicativo foi considerado satisfatório e promoveu aumento significativo do conhecimento dos estudantes, estando, portanto, adequado para o uso.
Descritores:
COVID-19; Diabetes Mellitus; Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Aplicativos Móveis; Tecnologia Educacional