Acessibilidade / Reportar erro

Carga de trabalho e fatores associados: estudo em porto marítimo do Brasil1 1 Apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), Brasil, processo nº 1174-2551/13-5.

RESUMO

Objetivo:

identificar o efeito das demandas mental, física, temporal, de desempenho, esforço total e frustração na carga global de trabalho, da mesma maneira que analisar a carga global de trabalho portuário e fatores associados que mais contribuem para sua diminuição ou aumento.

Método:

estudo transversal, quantitativo, desenvolvido com 232 trabalhadores portuários. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário estruturado com variáveis de caracterização, ocupacional, tabagismo e uso de drogas ilícitas, além de variáveis sobre a carga nas tarefas desenvolvidas no trabalho, com base no questionário NASA Task Load Index. Para análise dos dados, utilizou-se a análise do modelo de regressão de Poisson.

Resultados:

as demandas exigência física e esforço total apresentaram maior efeito sobre a carga global de trabalho, indicando elevada carga global no trabalho portuário (134 trabalhadores - 58,8%). Permaneceram associados, estatisticamente, com níveis elevados da carga de trabalho: idade (p = 0,044), ser trabalhador da capatazia (p = 0,006), trabalhar somente no período noturno (p = 0,025), tabagismo (p = 0,037) e uso de drogas ilícitas (p = 0,029).

Conclusão:

a carga de trabalho, nesse tipo de atividade, foi alta, sendo a categoria profissional e o turno de trabalho os fatores que contribuíram para o aumento, enquanto a idade mostrou-se fator associado à sua diminuição.

Descritores:
Trabalho; Carga de Trabalho; Condições de Trabalho; Ambiente de Trabalho; Saúde do Trabalhador; Enfermagem em Saúde Pública

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br