Lopes, et al.(1010. Lopes JL, Baptista RCN, Domingues TAM, Ohl RIB, Barros ALBL. Development and validation of a video on bed baths. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2020;28:1-8. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3655.3329 https://doi.org/10.1590/1518-8345.3655.3...
) |
Foram realizadas seis rodadas de validação do roteiro pelos especialistas. Posteriormente, os alunos avaliaram o vídeo e todas as notas foram iguais ou superiores a quatro, apresentando uma alta porcentagem de pontuação máxima, variando de 77% a 95%. Observou-se que o vídeo foi efetivo em contribuir para a formação profissional e o aprimoramento do conhecimento e habilidades de estudantes de enfermagem. |
Enfermagem Fundamental. |
Alta qualidade |
IIIc |
Faleiros, et al.(1111. Faleiros F, Cucick CD, Silva ET Neto, Rabeh SAN, Favoretto NB, Käppler C. Development and validation of an educational video for clean intermitente bladder catheterization. Rev Eletrônica Enferm. 2019;21:1-8. https://doi.org/10.5216/ree.v21.53973 https://doi.org/10.5216/ree.v21.53973...
) |
A concordância entre os avaliadores em relação às questões avaliadas no processo de validação do vídeo educativo foi de 97,4%. O vídeo foi elaborado com o objetivo de ensinar o auto cateterismo vesical intermitente para pessoas com bexiga neurogênica, preenchendo uma lacuna na disponibilidade de recursos educacionais audiovisuais para esse fim no contexto brasileiro. |
Enfermagem Fundamental. |
Alta qualidade |
IIIc |
Yang, et al.(1212. Yang TY, Huang CH, An C, Weng LC. Construct and evaluate of a 360 degrees panoramic video on the physical examination of nursing students. Nurse Educ Pract. 2022;63:103372. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2022.103372 https://doi.org/10.1016/j.nepr.2022.1033...
) |
A média do Índice de Validade de Conteúdo (IVC*) referente à relevância do conteúdo foi de 0,97, enquanto para a conveniência foi de 0,98 e 0,95, respectivamente, segundo a validação realizada por professores de enfermagem. O vídeo educativo foi considerado pelos estudantes de enfermagem como um método de aprendizagem positivo para o exame físico. Além disso, proporcionou uma técnica de avaliação física de fácil utilização e útil para prática em situações reais. |
Enfermagem Fundamental. |
Boa qualidade |
IIIc |
Antoniolli, et al.(1313. Antoniolli SAC, Assenato APR, Araújo BR, Lagranha VEC, Souza LM, Paz AA. Construction and validation of digital education resources for the health and safety of workers. Rev Gaúcha Enferm. 2021;42(e20200032):1-9. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200032 https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.2...
) |
Os conteúdos foram estruturados em storyboards e organizados em sete recursos educativos digitais. Os recursos digitais foram validados por professores, profissionais de saúde e segurança no trabalho e profissionais da Atenção Primária à Saúde, alcançando o IVC* de 0,88 a 0,96. A utilização de vídeos como ferramenta de aprendizagem se mostra eficaz para promover ações estratégicas de promoção da saúde e segurança do trabalho entre os profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde. |
Enfermagem na Gestão e Gerenciamento. |
Alta
qualidade
|
IIIc |
Silva, et al.(1414. Silva NF, Silva NCM, Ribeiro VDS, Iunes DH, Carvalho EC. Construction and validation of an educational video on foot reflexology. Rev Eletrônica Enferm. 2017;19(2):1-10. https://doi.org/10.5216/ree.v19.44324 https://doi.org/10.5216/ree.v19.44324...
) |
A validação do vídeo para a população-alvo, realizada por peritos, mostrou-se adequada e apropriada. Os estudantes avaliaram positivamente a compreensão e abrangência do conteúdo do vídeo, bem como sua clareza e objetividade. O vídeo cumpre os critérios necessários para sua aplicação na população de interesse, destacando-se pela sua clareza e objetividade. |
Enfermagem em Saúde do Adulto e Idoso. |
Boa
qualidade
|
IIIc |
Caetano, et al.(1515. Caetano GM, Daniel ACQG, Costa BCP, Veiga EV. Elaboration and validation of an educational video on blood pressure measurement in screening programs. Texto Contexto Enferm. 2021;30:1-16. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2020-0237 https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-20...
) |
A validação do vídeo para a capacitação de profissionais de saúde interessados em programas de rastreamento da pressão arterial em diferentes comunidades brasileiras obteve uma concordância adequada dos especialistas (IVC*= 0,94). O vídeo foi considerado uma estratégia apropriada para o ensino da técnica oscilométrica da medida indireta da pressão arterial entre os profissionais da saúde. |
Enfermagem em Saúde da Pública. |
Alta qualidade |
IIIc |
Sanguino, et al.(1616. Sanguino GZ, Furtado MCC, Godoy S, Vicente JB, Silva JR. Management of cardiopulmonary arrest in an educational video: Contributions to education in pediatric nursing. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2021;29. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3680.3410 https://doi.org/10.1590/1518-8345.3680.3...
) |
Após ser validado por especialistas e acadêmicos de Enfermagem, o vídeo educativo desenvolvido para o ensino do manejo da parada cardiorrespiratória pediátrica por insuficiência respiratória alcançou mais de 80% de concordância em seus itens. Este recurso digital inovador é considerado apto para uso pelos acadêmicos de cursos de Enfermagem, constituindo uma valiosa ferramenta de aprendizado. |
Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente. |
Alta qualidade |
IIIc |
Ferreira, et al.(1717. Ferreira MVF, Godoy S, Góes FSN, Rossini FP, Andrade D. Lights, camera and action in the implementation of central venous catheter dressing. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2015;23(6):1181-6. https://doi.org/10.1590/0104-1169.0711.2664 https://doi.org/10.1590/0104-1169.0711.2...
) |
A aprovação do roteiro pelos enfermeiros foi de 97,2% e do vídeo de 96,1%. A soma das respostas relacionadas à relevância, ambiente e linguagem verbal resultou em 100%. O vídeo foi validado e considerado adequado para ser utilizado como recurso pedagógico em cursos de enfermagem e áreas afins, proporcionando aos alunos uma experiência clínica simulada que pode contribuir para a sua formação profissional. |
Enfermagem Fundamental / Enfermagem em Saúde do Adulto e Idoso. |
Alta qualidade |
IIIc |
Razera, et al.(2525. Razera APR, Trettene AS, Mondini CCSD, Cintra FMRN, Razera FPM, Tabaquim MLM. Construction of an educational video on postoperative care for cheiloplasty and palatoplasty. Texto Contexto Enferm. 2019;28:1-13. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0301 https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-20...
) |
O índice de concordância entre os juízes especialistas em comunicação e saúde foi de 98%, validando o vídeo como uma ferramenta de comunicação eficaz. A linguagem utilizada no vídeo foi considerada de fácil entendimento e adequada ao público-alvo, e os recursos audiovisuais foram utilizados de maneira apropriada. O vídeo apresenta potencial para transmissão e distribuição amplas, bem como para estimular atitudes positivas dos cuidadores em relação aos cuidados pós-operatórios de cirurgias de queiloplastia e palatoplastia. |
Enfermagem Médico-Cirúrgica |
Alta qualidade |
IIIc |
Nazario, et al.(2626. Nazario AP, Lima VF, Fonseca LMM, Leite AM, Scochi CGS. Development and evaluation of an educational video for families on the relief of acute pain in babies. Rev Gaúcha Enferm. 2021;42:e20190386. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20190386 https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.2...
) |
Os resultados da validação do vídeo por juízes especialistas mostraram uma concordância de 90%. Familiares e gestantes foram convidados a avaliar o vídeo como tecnologia educativa para aprendizagem e ambos os grupos avaliaram positivamente a estratégia de educação em saúde. O vídeo se mostrou uma ferramenta eficaz para auxiliar nos cuidados de alívio da dor aguda em recém-nascidos e pode ser considerado uma opção para ações educativas em saúde. |
Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente. |
Alta qualidade |
IIIc |
Rosa, et al.(2727. Rosa BVC, Girardon-Perlini NMO, Guerrero Gamboa NS, Nietsche EA, Beuter M, Dalmolin A. Development and validation of audiovisual educational technology for families and people with colostomy by cancer. Texto Contexto Enferm. 2019;28:e20180053. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0053 https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-20...
) |
Após avaliação pelos juízes especialistas, o conteúdo do roteiro obteve IVC* de 0,99. Posteriormente, o vídeo foi validado pelo público-alvo e pelos mesmos juízes especialistas, com IVC* igual a 1. Esses resultados confirmam a qualidade do conteúdo e a adequação do vídeo para uso educativo na enfermagem, especialmente no cuidado de pessoas com estoma e suas famílias, destacando seu potencial como recurso potencializador. |
Enfermagem em Saúde do Adulto e Idoso. |
Alta qualidade |
IIIc |
Rodrigues Junior, et al.(2828. Rodrigues JC Junior, Rebouças CBA, Castro RCMB, Oliveira PMP, Almeida PC, Pagliuca LMF. Construction of video education for the promotion of eye health in schoolers. Texto Contexto Enferm. 2017;26(2):1-11. https://doi.org/10.1590/0104-07072017006760015 https://doi.org/10.1590/0104-07072017006...
) |
No geral, o roteiro do vídeo foi aprovado pelos especialistas, obtendo IVC* ≥0,8, embora 57,1% deles tenham sugerido alguma modificação. O vídeo educativo é considerado um recurso valioso para o aprendizado de professores, pais e familiares na identificação de comportamentos que indicam dificuldades de visão em estudantes. |
Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente. |
Alta qualidade |
IIIc |
Campos, et al.(2929. Campos BL, Góes FGB, Silva LF, Silva ACSS, Silva MA, Silva LJ. Preparation and validation of educational video about the home bath of the full-term newborn. Enferm Foco. 2022;12(5):1033-9. https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n5.4684 https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021....
) |
O vídeo educativo sobre o banho domiciliar do recém-nascido a termo foi submetido à avaliação de juízes especialistas na área da enfermagem e comunicação social. O valor médio global do IVC* foi de 0,99 (99%), indicando uma avaliação satisfatória em relação a todos os quesitos, os quais obtiveram valores superiores a 0,8 (80%). Portanto, o vídeo educativo foi validado satisfatoriamente. |
Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente. |
Alta qualidade |
IIIc |
Grave, et al.(3030. Grave HP, Santos IMM, Souza SR, Couto LL, Oliveira AS. Health needs related to chemotherapy treatment: construction and validation of educational videos. Rev Rene. 2021;22:e61770. https://doi.org/10.15253/2175-6783.20212261770 https://doi.org/10.15253/2175-6783.20212...
) |
Os resultados da validação pelos especialistas indicam que o IVC* total e os itens dos critérios de avaliação foram superiores a 0,80 e apresentaram intervalo de confiança de 95%, cujo limite inferior também foi superior a 0,80. Portanto, os vídeos mostram ser eficazes na estimulação de comportamentos favoráveis à manutenção da saúde, fornecendo informações para o autogerenciamento e redução dos sintomas, o que pode levar a uma melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes. |
Enfermagem em Saúde do Adulto e Idoso. |
Alta qualidade |
IIIc |
Galindo-Neto, et al.(3131. Galindo-Neto NM, Alexandre ACS, Barros LM, Sá GGM, Carvalho KM, Caetano JA. Creation and validation of an educational video for deaf people about cardiopulmonary resuscitation. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2019;27. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2765.3130 https://doi.org/10.1590/1518-8345.2765.3...
) |
Durante a validação de conteúdo do storyboard do vídeo, especialistas alcançaram concordância mínima de 86% em relação aos itens avaliados. O vídeo representa uma solução tecnológica viável para a enfermagem e outros profissionais da saúde que desejam oferecer conteúdo referente à ressuscitação cardiopulmonar a alunos surdos. |
Enfermagem em Saúde do Adulto e Idoso. |
Alta qualidade |
IIIc |
Braga, et al.(3232. Braga FTMM, Garbin LM, Marmol MT, Khouri VY, Vasques CI, Carvalho EC. Oral hygiene in chemotherapy patients: construction and validation of an educational video. Rev Enferm UFPE on line [Internet]. 2014 [cited 2023 Jan 24];8(10):3331-9. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/10064 https://periodicos.ufpe.br/revistas/revi...
) |
Os resultados da validação do vídeo pelos especialistas atingiram escores iguais ou superiores a 80%. Na avaliação realizada pelos pacientes em relação à compreensão do vídeo, foi obtido um escore de 9,83. O vídeo educativo é considerado um recurso útil para profissionais da saúde que desejam fornecer informações e orientações sobre a higiene bucal adequada para pacientes submetidos ao tratamento oncológico. |
Enfermagem em Saúde do Adulto e Idoso. |
Alta qualidade |
IIIc |
Lima, et al.(3333. Lima MB, Rebouças CBA, Castro RCMB, Cipriano MAB, Cardoso MVLML, Almeida PC. Construction and validation of educational video for the guidance of parents of children regarding clean intermittent catheterization. Rev Esc Enferm USP. 2017;51:1-7. https://doi.org/10.1590/S1980-220X2016005603273 https://doi.org/10.1590/S1980-220X201600...
) |
Os juízes técnicos apresentaram resultados de 0,745, 0,771 e 0,777, com p<0,0001, respectivamente, para a avaliação de clareza de linguagem, pertinência à prática e relevância teórica do vídeo. O coeficiente de correlação intraclasse para todas as categorias avaliadas foi de 0,768, considerado razoável pelos especialistas. Desta forma, conclui-se que o vídeo é um recurso relevante para comunicação e educação de pais e cuidadores, auxiliando no cuidado de crianças submetidas ao cateterismo intermitente limpo. |
Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente. |
Alta qualidade |
IIIc |
Rossi, et al.(3434. Rossi MB, Baptista RCN, Ohl RIB, Domingues TAM, Barros ALBL, Lopes JDL. Development and validation of educational videos addressing indwelling catheterization. J Nurs Educ Pract. 2018;9(3):109. https://doi.org/10.5430/jnep.v9n3p109 https://doi.org/10.5430/jnep.v9n3p109...
) |
A validação do roteiro dos vídeos pelos especialistas obteve resultados satisfatórios. Além disso, a versão final foi submetida à avaliação de 71 alunos do primeiro ano do curso de graduação em enfermagem, obtendo concordância significativa (p<0,0001). A criação de vídeos que abordem técnicas de enfermagem, como o cateterismo, pode estimular o desenvolvimento de vídeos de outros procedimentos e contribuir para o aprendizado dos alunos, bem como auxiliar os professores em suas práticas educativas. |
Enfermagem Fundamental. |
Alta qualidade |
IIIc |
Campoy, et al.(3535. Campoy LT, Rabeh SAN, Castro FFS, Nogueira PC, Terçariol CAS. Bowel rehabilitation of individuals with spinal cord injury: video production. Rev Bras Enferm. 2018;71(5):2518-25. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0283 https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0...
) |
A validação do roteiro e storyboard foi realizada por especialistas na temática e técnicos, obtendo uma taxa de aprovação de 94% e 100%, respectivamente. Em seguida, o vídeo foi avaliado positivamente por indivíduos com intestino neurogênico, alcançando uma taxa de aprovação de 100%. O vídeo foi considerado válido e pode contribuir significativamente para a melhoria da assistência de enfermagem, com foco na reabilitação de indivíduos com intestino neurogênico e seus cuidadores. |
Enfermagem Fundamental / Enfermagem em Saúde do Adulto e Idoso. |
Alta qualidade |
IIIc |