Objetivo:
analisar quais variáveis tecnológicas, derivadas do uso de dispositivos eletrônicos, predizem o estresse acadêmico e suas dimensões em estudantes de enfermagem.
Método:
estudo transversal do tipo analítico, realizado em 796 estudantes de seis universidades do Peru. Foi utilizada a escala SISCO e foram estimados quatro modelos de regressão logística para a análise, com seleção das variáveis por etapas.
Resultados:
entre os participantes, 87,6% apresentaram alto nível de estresse acadêmico; o tempo de uso do aparelho eletrônico, o brilho da tela, a idade e o sexo foram associados ao estresse acadêmico e suas três dimensões; a posição de uso do aparelho eletrônico foi associada à escala total e às dimensões estressores e reações. Por fim, a distância entre o rosto e o dispositivo eletrônico foi associada à escala total e à dimensão das reações.
Conclusão:
variáveis tecnológicas e características sociodemográficas predizem estresse acadêmico em estudantes de Enfermagem. Sugere-se otimizar o tempo de uso dos computadores, regular o brilho da tela, evitar sentar-se em posições inadequadas e atentar-se à distância da tela, a fim de diminuir o estresse acadêmico durante o ensino a distância.
Descritores:
Estresse Psicológico; Computadores; Grupos Etários; Estudantes de Enfermagem; Educação à Distância; Infecções por Coronavírus
Destaques:
(1) Estudantes de enfermagem apresentam alto nível de estresse acadêmico.
(2) O tempo de uso do computador é um preditor de estresse acadêmico.
(3) O brilho da tela do computador é um preditor de estresse acadêmico.
(4) Ter entre 30 e 39 anos e ser homem é fator de proteção contra o estresse acadêmico.
(5) Estudo realizado em seis universidades peruanas.