Acessibilidade / Reportar erro

Eficácia de um programa no aumento das estratégias de coping em bombeiros: ensaio clínico randomizado 1 * Artigo extraído da tese de doutorado “Eficácia de uma intervenção sobre o manejo de estresse ocupacional em bombeiros militares: ensaio clínico randomizado”, apresentada à Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil.

Objetivo:

avaliar a eficácia de um programa no aumento das estratégias de coping focadas no problema e na emoção em bombeiros militares.

Método:

ensaio clínico randomizado, paralelo, com mascaramento simples. A amostra constituiu-se de 51 participantes no grupo intervenção e 49 no controle. O grupo intervenção recebeu o programa interventivo incluindo as estratégias de coping pautadas na Classificação das Intervenções de Enfermagem, com duração de seis semanas consecutivas, um dia por semana. O grupo controle seguiu a rotina da Unidade de Serviço. Para as análises utilizou-se estatística descritiva, teste T de Student com correção de Welch e o teste de Mann-Whitney. A magnitude do efeito da intervenção foi calculada com o índice d de Cohen. Considerou-se valor p ≤0,05%.

Resultados:

na análise da média da diferença entre os escores nos grupos, as médias do grupo intervenção aumentaram significativamente para as estratégias de coping: suporte social ( p = 0,009), aceitação da responsabilidade ( p = 0,03), resolução de problemas ( p = 0,05) e reavaliação positiva ( p = 0,05). O impacto da intervenção apresentou magnitude moderada para o suporte social (d = 0,54).

Conclusão:

o programa interventivo possibilitou o aumento de estratégias de coping focadas no problema e na emoção em bombeiros militares. ReBEC: RBR-8dmbzc.

Descritores:
Estresse Ocupacional; Adaptação Psicológica; Processo de Enfermagem; Enfermagem; Bombeiros; Ensaio Clínico Controlado Aleatório


Destaques:

(1) O programa interventivo aumenta as estratégias de coping .

(2) O estudo contemplou os bombeiros militares.

(3) O suporte social foi a principal estratégia do estudo.

(4) Grupo intervenção apresentou resultados melhores que o grupo controle.

(5) O uso da Classificação de Intervenção de Enfermagem foi efetivo.

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br