TÍTULO DO ROTEIRO
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Acolhimento da Comunicação Suicida no Ambiente Virtual |
OBJETIVO GERAL
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- Acolher a comunicação suicida no ambiente virtual, estimulando as condutas iniciais de suporte. |
PÚBLICO-ALVO DO ROTEIRO (PARTICIPANTES DO ROTEIRO)
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Alunos de graduação da área da saúde (que tenham cursado as disciplinas relacionadas à saúde mental/psiquiatria) e os profissionais da área da saúde. |
QUANTIDADE DE PESSOAS NECESSÁRIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ROTEIRO
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- Dois coordenadores da simulação (responsáveis por desenvolver a simulação);
- Um participante (público-alvo) que participará da atividade simulada;
- Um encenador (simulará a pessoa por trás da Rede Social Virtual);
- Observadores (demais participantes que excedem o número de participantes previsto para o roteiro).
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RECURSOS FÍSICOS E MATERIAIS
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- Laboratório de Ensino ou Sala de Aula que simule um ambiente/espaço de uso do computador ou recurso visual:
Este roteiro ocorre por meio de uma simulação interativa no ambiente on-line, com o uso de qualquer ferramenta virtual que realize o compartilhamento de áudio, vídeo e texto (adaptável). Assim, é necessário o uso de um dispositivo (celular ou computador) que possa ser transmitido ou projetado para (televisão ou projetor). Materiais construídos para a Rede Social Virtual (Material Suplementar 1).
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MATERIAIS PARA O ESTUDO PRÉVIO DOS PARTICIPANTES E OBSERVADORES (DISPONIBILIZADOS PELOS COORDENADORES DO ROTEIRO, VIA E-MAIL, PARA A LEITURA PRÉVIA DOS PARTICIPANTES E OBSERVADORES)
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- Estes materiais serão disponibilizados pelos coordenadores do roteiro, via e-mail, para a leitura/visualização prévia por todos os participantes envolvidos:
- Vídeo educativo sobre: “Comunicação segura sobre o Comportamento Suicida em Ambientes Virtuais”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XfYW1d5q3K4&t=4s
- Cartilha “Como ajudar alguém em risco de suicídio?” https://inspiracao-leps.com.br/cartilhas-e-e-books/como-ajudar-alguem-em-risco-de-suicidio/
- Vídeo educativo: “Dicas de Segurança e Saúde Mental na Internet ” - https://inspiracao-leps.com.br/videos/dicas-de-seguranca-e-saude-mental-na-internet/
- Cartilha “Saúde Mental em Tempos de Pandemia”. https://inspiracao-leps.com.br/cartilhas-e-e-books/dicas-de-uso-seguro-na-internet/
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TEMPO DE DURAÇÃO ESTIMADO PARA CADA UMA DAS ETAPAS DO ROTEIRO
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1. Prebriefing (15 minutos);
2. Simulação (20 minutos);
3. Debriefing (40 minutos).
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PREBRIEFING (INFORMAÇÕES SOBRE OS CONTRATOS E A CONDUÇÃO DA SIMULAÇÃO)
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1. Realizar a apresentação do ambiente com o computador (ou recurso digital), para os participantes do roteiro antes do início da atividade (Material Suplementar).
2. Apresentar o método de ensino e aprendizagem frisando o processo colaborativo e de caráter não avaliativo. Explicitar que envolve um membro externo (paciente simulado) que será atendido virtualmente por um estudante ou profissional de saúde, enquanto o restante do grupo (observadores) observa de forma atenta a cena. Durante a simulação não é recomendado o direcionamento da pessoa que realiza os atendimentos aos observadores e não será realizada qualquer intervenção na cena pelos facilitadores. Os observadores possuem papel ativo na observação, pois colaboram na discussão durante a construção do debriefing. Assim, a importância da participação na discussão posterior à simulação.
3. Discutir os contratos sobre a segurança emocional e ética com os participantes: sigilo, anonimato, respeito e a possibilidade de suspender a atividade em caso de desconforto emocional. Neste caso, é recomendado o acolhimento individual ou partilha dos sentimentos em grupo, sendo critério de escolha do estudante. Caso a opção seja individual, também é recomendado o acolhimento emocional e dúvidas do grupo de estudantes e/ou profissionais.
4. Para este roteiro simulado está prevista a apresentação do perfil fictício de Júlia (Material Suplementar). Este roteiro ocorre por meio de uma simulação interativa no ambiente on-line, com o uso de uma ferramenta virtual que realiza o compartilhamento de áudio, vídeo e texto (adaptável).
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PREBRIEFING (ORIENTAÇÕES BÁSICAS DO CASO SIMULADO – PODERÃO SER LIDAS E NENHUMA DAS INFORMAÇÕES
DEVE SER OMITIDA)
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Essa será uma simulação com um encenador, realizado com recurso multimídia em uma ferramenta virtual, que realiza o compartilhamento de áudio, vídeo e texto (a ferramenta virtual pode ser adaptável).
Você está on-line na sua rede social virtual. Há algum tempo você percebeu que um “seguidor”(conhecido) na rede social tem seguido e postado conteúdos com característica depressiva, autodepreciativos, expressando o sentimento de perda de sentido, falta de razões para viver, se sentindo sem saída, solidão e vazio. Nos itens curtidos na rede social deste indivíduo, existem conteúdos de autolesão não suicida e de suicídio. Nos stories da rede social virtual, este “seguidor” tem postado vídeos em comportamento de risco, como por exemplo bebendo e dirigindo em alta velocidade.
Essa pessoa inicia a conversa com você em sua rede social, de modo privado, (por saber que você está na área da saúde), a fim de conversar com alguém que está nesta área.
Neste primeiro momento, você terá aproximadamente 30 minutos para conversarem.
O laboratório de simulação não sofrerá a intervenção de pessoas externas à atividade, e será finalizado pelos coordenadores pela simulação quando um dos usuários ficar off-line ou quando acabar o tempo previsto para a simulação.
Questionamento para os participantes e observadores: Vocês têm alguma dúvida sobre as orientações e o preparo apresentados?
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INSTRUÇÕES PARA O PACIENTE SIMULADO (O PREPARO DEVE SER REALIZADO NOS DIAS QUE ANTECEDEM A SIMULAÇÃO)
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Você será a Júlia, de 24 anos, solteira, vivendo em república com outras três meninas. Júlia está fazendo cursinho pré-vestibular há três anos, para tentar a faculdade de Medicina. A família de Júlia mora em outro estado e devido à distância, só conseguem visitá-la duas vezes ao ano. Durante a simulação, você deverá abordar alguns sentimentos, sensações e dificuldades vivenciadas, apresentadas em formas de pistas, como, por exemplo:
Pistas que necessariamente você abordará no caso:
• Dor insuportável e tristeza;
• Solidão e incompreensão: “se solidão matasse, eu não estava mais aqui”; “estou cercada de pessoas e ao mesmo tempo, me sinto muito sozinha”.
• Desânimo: “eu chego em casa e vou direto para a cama, se eu pudesse ficava o dia todo deitada, não tenho vontade de ir ao cursinho”.
• Sentimento de pressão: “minha mãe disse que este é meu último ano aqui. Que se eu não passar esse ano, volto para casa, porque ela sente que está”jogando dinheiro fora”.
• Culpa: “eu não sei o que acontece porque, como a minha mãe diz, eu tenho tudo e ainda assim fico desse jeito. Tanta gente em situação pior [...]”, “as pessoas comentam as minhas fotos dizendo”tão linda, não devia estar postando essas coisas”, me sinto pior”.
• Sentimento de desvalorização: “ninguém vê o tanto que eu estudei, só me cobram [...]. Mal sabem eles que eu levo meus dias arrastada [...] não consigo me sentir melhor”
• Questionamentos relacionados à morte: “talvez seria melhor para todos se eu não estivesse por aqui. Um peso a menos para os meus pais”; “tudo seria diferente se eu deixasse de existir [...]”.
• Rede Social Virtual e a Ambiguidade: “eu comecei a participar de alguns grupos aqui na Internet mas tem dias que eu me sinto pior ao ver as postagens”; “também fiz amigos, que entendem o que eu passo, os quais eu sinto que posso me abrir [...]”.
• Uso e abuso de substâncias: «às vezes eu penso que só vou conseguir desligar a minha cabeça se eu estiver bebendo”, “tem dias que tô bebendo, pego o carro e saio sem rumo, tentando sentir alguma coisa”.
• Tentativa de suicídio prévia: “eu já tentei me matar, mas nem para isso eu presto, não tive sucesso”.
Pistas que você abordará se tiver possibilidades/oportunidade
• Vergonha: “a vida de todos vai para frente e a minha continua sempre no mesmo lugar [...]”.
• Sensação de perda de sentido: “sempre gostei muito de ler e de desenhar, mas ultimamente eu não quero fazer nada”
• Autocuidado prejudicado: “tem dias que eu não saio da cama nem para comer”, “não vejo mais razão em me alimentar”.
Observação: é necessário que o paciente simulado conheça o “ Exame Clínico Objetivo Estruturado” (item a seguir) antes da encenação, para que possa programar suas pistas de acordo com o que se espera do roteiro.
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EXAME CLÍNICO OBJETIVO ESTRUTURADO
(ECOE )
PARA CADA ITEM A SEGUIR, AVALIE SE A AÇÃO REALIZADA FOI EXECUTADA ADEQUADAMENTE, UTILIZANDO AS OPÇÕES
DE RESPOSTA SIM, PARCIALMENTE OU NÃO.
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Itens avaliados
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Avaliação
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ECOE 1: Possibilitar espaços de fala e escuta à pessoa, reconhecendo a expressão de seus sentimentos, experiências e necessidades, em seu ritmo e tempo. |
( ) sim ( ) parcialmente ( ) não |
ECOE 2: Desenvolver a comunicação segura no ambiente virtual, promovendo a comunicação recomendada (Exemplos: busca de ajuda, suporte social e profissional, entre outros). |
( ) sim ( ) parcialmente ( ) não |
ECOE 3: Promover uma comunicação sem julgamentos, evitando dizer para a pessoa o que ela precisa fazer, falar ou como deve se sentir. |
( ) sim ( ) parcialmente ( ) não |
ECOE 4: Encorajar a pessoa a expressar a necessidade de ajuda e a forma como deseja ser ajudada, incentivando a comunicação. |
( ) sim ( ) parcialmente ( ) não |
ECOE 5: Identificar os “Estágios da Mudança”, para o comportamento on-line saudável orientando os conteúdos preventivos on-line. |
( ) sim ( ) parcialmente ( ) não |
ECOE 6: Orientar a pessoa a buscar lugares e pessoas que lhe façam sentir segura e protegida, fortalecendo essas relações de apoio, a fim de evitar o isolamento, (por exemplo, familiares, amigos, grupos, grupos de apoio, ajuda profissional, entre outros). |
( ) sim ( ) parcialmente ( ) não |
ECOE 7: Identificar os Sinais de Alerta, analisando as publicações nas Redes Sociais Virtuais ou diálogos com a Júlia. |
( ) sim ( ) parcialmente ( ) não |
ECOE 8: Incentivar a pessoa a praticar o autocuidado, estimulando o seu bem-estar com relações satisfatórias, emoções positivas e sentimento de esperança. |
( ) sim ( ) parcialmente ( ) não |
ECOE 9: Valorizar as potencialidades do indivíduo, selecionando os aspectos positivos e estimulando os fatores protetivos. |
( ) sim ( ) parcialmente ( ) não |
ECOE 10: Promover a segurança, orientando a pessoa a evitar tomar decisões impactantes ou drásticas enquanto estiver se sentindo assim. |
( ) sim ( ) parcialmente ( ) não |
DEBRIEFING BASEADO NO MODELO “THE DIAMOND”
(ETAPA DESENVOLVIDA APÓS O ROTEIRO POR MEIO DE TRÊS FASES CONSECUTIVAS)
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Fase Descritiva (Evidenciar olhares sobre o que ocorreu no caso, sem julgamentos sobre a performance dos participantes durante a simulação).
Como se sentiram durante a realização do acolhimento inicial à Júlia?
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Fase Analítica (Evidenciar olhares sobre habilidades não-técnicas envolvidas na simulação que foram importantes para os participantes)
Quais ações positivas foram realizadas no acolhimento inicial à Júlia?
O que fariam diferente durante o acolhimento inicial à Júlia? (Questão direcionada aos participantes do roteiro).
Como consideram o seu desempenho no trabalho em grupo durante o acolhimento inicial à Júlia? (Questão feita para os participantes do roteiro).
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Fase Aplicativa (Evidenciar olhares sobre como os participantes poderão aplicar o conhecimento em sua prática clínica).
O que poderão levar dessa experiência, vivenciada na simulação sobre o acolhimento da Comunicação Suicida no Ambiente Virtual, para a sua prática profissional?
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