Acessibilidade / Reportar erro

Terapia de relaxamento com imagem guiada sobre a ansiedade pré-operatória: por que os autores omitiram dados sobre dor?

Carta ao Editor referente ao artigo “Felix MMS, Ferreira MBG, Oliveira LF, Barichello E, Pires PS, Barbosa MH. Terapia de relaxamento com imagem guiada sobre a ansiedade pré-operatória: ensaio clínico randomizado. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2018;26:e3101. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.2850.3101.”

Prezados Editores, lemos com interesse o ensaio de tripla ocultação de relaxamento com imagem guiada sobre ansiedade pré-operatória, de Felix(11. Felix MMS, Ferreira MBG, Oliveira LF, Barichello E, Pires PS, Barbosa MH. Guided imagery relaxation therapy on preoperative anxiety: a randomized clinical trial. Rev. Latino-Am. Enfermagem. [Internet]. 2018 Nov 29 [cited Jun 25, 2020];26. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6280172/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/article...
), publicado na Revista Latino-Americana de Enfermagem.

Os autores recrutaram 24 pacientes em processo de cirurgia bariátrica, que foram randomizados para receber o padrão de cuidado e mais 20 minutos de relaxamento com imagem guiada (n = 12) ou apenas padrão de cuidados (n = 12). Dois resultados foram relatados no manuscrito publicado: ansiedade-estado e nível de cortisol. Os autores concluíram que relaxamento com imagem guiada é eficaz na redução da ansiedade-estado e cortisol sanguíneo no período pré-operatório(11. Felix MMS, Ferreira MBG, Oliveira LF, Barichello E, Pires PS, Barbosa MH. Guided imagery relaxation therapy on preoperative anxiety: a randomized clinical trial. Rev. Latino-Am. Enfermagem. [Internet]. 2018 Nov 29 [cited Jun 25, 2020];26. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6280172/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/article...
). O ensaio foi prospectivamente registrado no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (RBR-5qywrf). De acordo com a entrada do registro, os resultados primários do ensaio foram dor pré-operatória e cortisol. A ansiedade está listada como resultado secundário. Uma das razões mais importantes pelas quais ensaios precisam ser registrados é para assegurar que os autores não relatem seletivamente ou omitam os resultados que possam deturpar a eficácia de uma intervenção experimental(22. Scott A, Rucklidge JJ, Mulder RT. Is Mandatory Prospective Trial Registration Working to Prevent Publication of Unregistered Trials and Selective Outcome Reporting? An Observational Study of Five Psychiatry Journals That Mandate Prospective Clinical Trial Registration. PLOS One. 2015 Aug 19;10(8):e0133718.). Os autores precisam disponibilizar os dados sobre a dor e justificar por que estes dados foram incialmente omitidos do manuscrito. Como parte do processo de revisão pelos pares, os revisores e editores deviam ter confrontado a entrada de registro do ensaio com o manuscrito submetido; seria útil saber dos editores se poderiam confirmar se isto foi feito. Caso tenha sido feito, explicar, então, por que os autores não foram interpelados sobre a omissão de dados sobre dor. Por outro lado, se os manuscritos e entrada de registro não foram checados, os editores podem ter de considerar se houve falha do editorial do periódico e do processo de revisão pelos pares.

A nosso ver, a omissão de dados sobre dor significa que o relato do ensaio de Felix(11. Felix MMS, Ferreira MBG, Oliveira LF, Barichello E, Pires PS, Barbosa MH. Guided imagery relaxation therapy on preoperative anxiety: a randomized clinical trial. Rev. Latino-Am. Enfermagem. [Internet]. 2018 Nov 29 [cited Jun 25, 2020];26. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6280172/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/article...
) está incompleto e inconsistente com a entrada de registro do ensaio. Consequentemente, as conclusões relatadas são infundadas. Ficamos à espera de uma resposta tanto dos autores do estudo quanto dos editores do periódico.

Resposta dos autores do artigo “Felix MMS, Ferreira MBG, Oliveira LF, Barichello E, Pires PS, Barbosa MH. Terapia de relaxamento com imagem guiada sobre a ansiedade pré-operatória: ensaio clínico randomizado. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2018;26:e3101. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.2850.3101.”

O questionamento enviado à Editora do periódico sobre o artigo publicado baseia-se principalmente na afirmação de que no registro do estudo clínico o desfecho primário era a avaliação da intensidade da dor, e que o dado referente à dor não é citado no artigo publicado. Os níveis de ansiedade e de cortisol sanguíneo são descritos como desfecho secundário.

Como se observa no título do artigo publicado: “Terapia de relaxamento com imagem guiada sobre a ansiedade pré-operatória: ensaio clínico randomizado” e no objetivo descrito “avaliar o efeito da terapia de relaxamento com imagem guiada sobre a ansiedade-estado e o cortisol no pré-operatório imediato, em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica por videolaparoscopia”, este artigo pretendeu apresentar os resultados relacionados a estas variáveis: ansiedade e cortisol. Deve-se ressaltar que ao final do manuscrito há a descrição de que o artigo foi extraído da tese de doutorado: “Terapia de relaxamento com imagem guiada sobre a ansiedade e a dor em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica: ensaio clínico randomizado”, apresentada à Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil, então trata-se da publicação de parte dos resultados obtidos na tese.

O desfecho dor não foi descrito no objetivo do artigo, pois será descrito em outra publicação, no momento em elaboração pelas autoras, o que não significa omissão intencional por parte das mesmas e sim, decisão de publicar os resultados de maneira independente, em periódico especializado no tema.

A afirmação descrita pelo contestante, de que a omissão deste dado torna a publicação inconsistente com o registro do ensaio clínico, não procede, pois o desfecho foi apresentado na tese; apenas no momento da submissão da publicação, optou-se por tratar os resultados referentes à intensidade da dor em outra submissão.

Atenciosamente,

Os autores.

References

  • 1
    Felix MMS, Ferreira MBG, Oliveira LF, Barichello E, Pires PS, Barbosa MH. Guided imagery relaxation therapy on preoperative anxiety: a randomized clinical trial. Rev. Latino-Am. Enfermagem. [Internet]. 2018 Nov 29 [cited Jun 25, 2020];26. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6280172/
    » https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6280172/
  • 2
    Scott A, Rucklidge JJ, Mulder RT. Is Mandatory Prospective Trial Registration Working to Prevent Publication of Unregistered Trials and Selective Outcome Reporting? An Observational Study of Five Psychiatry Journals That Mandate Prospective Clinical Trial Registration. PLOS One. 2015 Aug 19;10(8):e0133718.

Editado por

Editora Chefe: Regina Aparecida Garcia de Lima

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Set 2020
  • Data do Fascículo
    2020

Histórico

  • Recebido
    25 Jun 2020
  • Aceito
    20 Jul 2020
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br