Resumo
Objetivo:
construir e validar o conteúdo de um podcast para educação em saúde sexual e reprodutiva de adolescentes.
Método:
estudo metodológico embasado na perspectiva freiriana. Para a construção do podcast foi aplicado o Questionário de Conhecimento sobre Sexualidade a 60 adolescentes e realizada revisão integrativa da literatura. Onze especialistas realizaram o processo de validação da tecnologia. Adotou-se o Item-level Content Validity Index ≥ 0,78 e alfa de Cronbach ≥0,700 para avaliar a consistência interna do instrumento.
Resultados:
foram produzidos, com participação dos adolescentes em todo o processo, quatro episódios de podcast utilizando-se da peça radiofônica abordando os temas relação sexual e sexualidade, métodos contraceptivos, Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e outras infecções sexualmente transmissíveis. O podcast apresenta episódios com duração entre 8 e 11 minutos e foi validado com Item-level Content Validity Index = 0,87 e alfa de Cronbach = 0,951.
Conclusão:
o podcast foi validado para educação em saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e constitui uma ferramenta para as práticas de profissionais de saúde, particularmente os enfermeiros, bem como uso autônomo pelos adolescentes.
Descritores:
Saúde do Adolescente; Comportamento do Adolescente; Educação em Saúde; Educação Sexual; Tecnologia Educacional; Estudo de Validação
Destaques:
(1) Os adolescentes estiveram envolvidos na construção da tecnologia.
(2) O podcast é um recurso educacional de fácil acesso e baixo custo.
(3) O formato de peça radiofônica promove aproximação com o estilo e linguagem do público.
(4) O podcast ainda é pouco usado pela enfermagem, principalmente na educação em saúde.
(5) O podcast inédito e validado por especialista está disponível gratuitamente.