Objetivo: avaliar o efeito de um vídeo educacional no conhecimento, atitude e prática de autocuidado com a fístula arteriovenosa de pacientes em tratamento hemodialítico.
Método: ensaio clínico randomizado controlado, com dois braços e unicego. A intervenção utilizou um vídeo educacional sobre o autocuidado com a fístula arteriovenosa. Foi aplicada a Escala de conhecimento, atitude e prática de autocuidado com a fístula em 27 pacientes renais em hemodiálise do grupo controle e 28 do grupo intervenção na linha de base, após sete e quatorze dias. Os dados foram analisados no software Statistical Package for the Social Sciences , com a aplicação dos testes qui-quadrado, T de Student, Mann-Whitney e Teste de Friedman com análise post-hoc para comparações múltiplas.
Resultados: verificaram-se diferenças estatisticamente significantes no conhecimento e prática de autocuidado com a fístula no seguimento de 0, 7 e 14 dias dos grupos intervenção (p= 0,004 e p<0,001, respectivamente) e controle (p<0,001 para o conhecimento e prática). A atitude apresentou diferença significativa no seguimento (p<0,001), mas a análise post-hoc não confirmou a significância obtida.
Conclusão: o conhecimento e prática dos pacientes apresentaram aumentos significativos no seguimento nos grupos controle e intervenção, enquanto o aumento da atitude não foi significativo em nenhum dos grupos. Ensaio clínico, número de registro: U1111-1241-6730.
Descritores: Diálise Renal; Fístula Arteriovenosa; Autocuidado; Educação em Saúde; Enfermagem; Ensaio Clínico