Acessibilidade / Reportar erro

Dor lombar inespecífica e sua relação com o processo de trabalho de enfermagem * * Artigo extraído da dissertação de mestrado “Processo de trabalho de enfermagem e sua influência na lombalgia inespecífica”, apresentada à Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Objetivo

relacionar a dor lombar inespecífica dentro do contexto de trabalho da enfermagem com suas cargas de trabalho, processos de desgaste e os riscos de adoecimento.

Método

estudo transversal com 301 trabalhadores de um hospital geral do Sul do país. Utilizaram-se o Nordic Musculoskeletal Questionnaire e a Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho composta de três dimensões: “condições de trabalho”, “organização do trabalho” e “relações socioprofissionais”. Foi testada a associação das variáveis com a dor lombar por meio de análises bivariadas e multivariadas. A medida de associação utilizada foi a Odds Ratio e seus respectivos intervalos com 95% de confiança. Os dados coletados foram discutidos sob o referencial teórico do processo de trabalho dentro da concepção marxista e da Teoria da Determinação Social do Processo Saúde-doença.

Resultados

houve associação estatisticamente significativa entre as dimensões “organização do trabalho” e “condições de trabalho com a dor lombar”, que obtiveram classificação crítica, significando riscos moderados ao adoecimento profissional.

Conclusão

o estudo permitiu maior compreensão do processo de trabalho de enfermagem e sua relação com a lombalgia inespecífica e sinalizou que devem ocorrer mudanças na organização e nas condições de trabalho a fim de diminuir os riscos de adoecimento dos trabalhadores de enfermagem.

Dor Lombar; Processo de Enfermagem; Condições de Trabalho; Saúde do Trabalhador; Carga de Trabalho; Enfermagem


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br