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Clima em equipe e satisfação no trabalho em um serviço de atendimento móvel de urgência: estudo multinível* * Artigo extraído da tese de doutorado “Avaliação do clima em equipe e da satisfação no trabalho em um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência”, apresentada à Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Objetivo:

examinar a relação entre clima em equipe e satisfação no trabalho de profissionais atuantes em atendimento pré-hospitalar móvel.

Método:

estudo quantitativo, correlacional, realizado em um serviço de atendimento pré-hospitalar móvel da Região Metropolitana de São Paulo. Participaram 95 profissionais, alocados em 40 equipes, os quais responderam a três questionários: dados sociodemográficos/laborais, Escalas de Clima na Equipe e de Satisfação no Trabalho S20/23. Para a análise, foram usados a estatística descritiva e os modelos lineares multiníveis, incluindo efeitos de moderação. Empregou-se o método Backward para averiguar a ordem de significância.

Resultados:

nos modelos, foram significantes as relações entre satisfação com relações hierárquicas e fator “apoio para novas ideias” moderado ao gênero homem e “orientação para as tarefas” às mulheres. Para satisfação com ambiente físico, foram significantes “jornada de trabalho” e “participação na equipe” e, para satisfação intrínseca, permaneceram significantes o regime, a jornada e os fatores “objetivos da equipe”, “participação na equipe” e “apoio para ideias novas”, e efeito de moderação entre tempo de atuação, “participação na equipe” e “apoio para ideias novas”.

Conclusão:

clima em equipe é influenciado pela satisfação no trabalho de modo heterogêneo e o efeito moderador dessa relação associa-se ao gênero e ao tempo de atuação no serviço.

Descritores:
Assistência Pré-Hospitalar; Equipe de Assistência ao Paciente; Satisfação no Emprego; Serviços Médicos de Emergência; Ambulâncias; Enfermagem


Destaques:

(1) Houve percepção positiva sobre o clima em equipe e a satisfação no trabalho.

(2) O clima em equipe influenciou a satisfação no trabalho de forma heterogênea.

(3) O efeito moderador dessa relação associou-se ao gênero e ao tempo de trabalho.

(4) O regime e a jornada de trabalho afetaram diretamente a satisfação intrínseca.

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