Acessibilidade / Reportar erro

Afastamentos laborais por depressão* * Artigo extraído da dissertação de mestrado “Afastamentos por depressão: um estudo com trabalhadores do Piauí”, apresentada à Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil.

Objetivo:

analisar a ocorrência de afastamentos das atividades laborais motivados pela depressão.

Método:

estudo censitário, descritivo-analítico, com coleta retrospectiva. População composta por 2267 trabalhadores afastados por depressão com dados procedentes do Sistema Único de Informações de Benefícios. As variáveis independentes foram: sexo, faixa etária, renda, município, procedência, quantidade de afastamentos e tipo de benefício. Para a análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva e foram aplicados os testes qui-quadrado e exato de Fisher. As variáveis que apresentaram valor de p≤0,20 foram submetidas à regressão logística.

Resultados:

houve a predominância do sexo feminino, idade ≥50 anos, da capital, com renda de um a dois salários mínimos, procedência urbana e único afastamento. Os afastamentos únicos ocorreram, principalmente, por episódio depressivo leve e o benefício concedido para a expressiva maioria foi o auxílio-doença previdenciário. Entre os que se afastaram mais de uma vez, a principal causa foi o transtorno depressivo recorrente, episódio atual leve e, quanto ao benefício, foi o auxílio-doença previdenciário. Houve associação estatística entre o tempo total e os afastamentos ao trabalho. Na regressão logística, verificou-se que o tempo ≥60 dias foi 3,1 vezes maior no transtorno depressivo recorrente.

Conclusão:

verificou-se um quantitativo expressivo de ocorrência de afastamentos devido à depressão no qual se observou, especialmente, que o tempo de afastamento manteve-se longo.

Descritores:
Saúde do Trabalhador; Saúde Mental; Previdência Social; Licença Médica; Absenteísmo; Depressão


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br