Objetivo:
avaliar e comparar a autoestima de jovens universitárias com idade entre 18 e 24 anos segundo critério raça/cor.
Método:
estudo transversal, quantitativo, desenvolvido com 240 graduandas de uma universidade pública brasileira. A coleta de dados ocorreu de modo online através de um questionário estruturado que contemplava as características sociodemográficas e de hábitos de vida das participantes, e a Escala de Autoestima de Rosenberg. Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva, teste de associação e comparação de médias.
Resultados:
a maioria das jovens apresentou nível médio de autoestima. Não foi encontrada associação estatisticamente significativa entre as variáveis “nível de autoestima” e “cor ou raça autorreferida”.
Conclusão:
embora não tenha sido identificada associação significativa entre cor ou raça autorreferida e nível de autoestima, jovens negras apresentam escores médios de autoestima inferiores ao de jovens não negras. Estratégias que fortaleçam a autoestima das jovens universitárias são necessárias para prevenir prejuízos à sua saúde física, mental, e, consequentemente, ao seu desempenho acadêmico.
Descritores:
População Negra; Autoestima; Saúde Mental; Saúde da Mulher; Juventude; Saúde do Estudante