Acessibilidade / Reportar erro

Transição do cuidado na alta da Unidade de Terapia Intensiva: revisão de escopo* * Artigo extraído da dissertação de mestrado “Associação da Transição do Cuidado com Eventos Adversos após a Alta de um Centro de Terapia Intensiva”, apresentada à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS. Apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil, processo nº 4339972018-4.

Objetivo:

mapear as evidências disponíveis sobre os componentes da transição do cuidado, as práticas, estratégias e ferramentas utilizadas na alta da Unidade de Terapia Intensiva para a Unidade de Internação e seu impacto nos desfechos de pacientes adultos.

Método:

revisão de escopo mediante estratégias de busca em seis bases de dados relevantes na área da saúde.

Resultados:

foram incluídos 37 artigos, nos quais foram identificadas 30 práticas, estratégias ou ferramentas para organização e execução do processo de transferência, com impactos positivos ou negativos, relacionadas a fatores intrínsecos à Unidade de Terapia Intensiva, à Unidade de Internação e transversais às equipes envolvidas. A análise dos desfechos ‘readmissão’ e ‘mortalidade’ foi prevalente nos estudos incluídos, nos quais se encontram tendências e potenciais ações protetoras para uma transição do cuidado bem-sucedida, contudo, ainda carecem de evidências mais robustas e consenso na literatura.

Conclusão:

foram identificados componentes e práticas de transição do cuidado, além de fatores intrínsecos ao paciente, associados a piores desfechos após a alta da Unidade de Terapia Intensiva. A alta noturna ou em finais-de-semana mostrou associação com aumento nas taxas de readmissão e mortalidade, porém, a associação das demais práticas com o desfecho do paciente ainda é inconclusiva.

Descritores:
Cuidados Críticos; Unidades de Terapia Intensiva; Transferência de Pacientes; Continuidade da Assistência ao Paciente; Alta do Paciente; Transferência da Responsabilidade pelo Paciente


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br