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Uso do Chat Generative Pre-trained Transformer na escrita acadêmica em saúde: uma revisão do escopo

Objetivo:

mapear a literatura científica referente ao uso do Chat Generative Pre-trained Transformer , ChatGPT, na escrita acadêmica em saúde.

Método:

tratou-se de uma revisão de escopo, seguindo o método do JBI. Foram incluídas bases de dados convencionais e literatura cinzenta. A seleção dos estudos foi realizada após a remoção de duplicatas e avaliação individual e em pares. Os dados foram extraídos com base em um roteiro elaborado, e apresentados de forma descritiva, tabular e gráfica.

Resultados:

a análise dos 49 artigos selecionados mostrou que o ChatGPT é uma ferramenta versátil, que contribui para a produção científica, descrição de procedimentos médicos e elaboração de resumos alinhados aos padrões das revistas científicas. Sua aplicação melhorou a clareza da redação e beneficia áreas como inovação e automação. Também foram observados riscos, como a possibilidade de falta de originalidade e questões éticas. Perspectivas futuras destacam a necessidade de regulamentação adequada, adaptação ágil e busca por um equilíbrio ético na incorporação do ChatGPT na escrita acadêmica.

Conclusão:

o ChatGPT apresenta um potencial transformador na escrita acadêmica na área da saúde. Contudo, sua adoção requer supervisão humana rigorosa, regulamentação sólida e diretrizes transparentes para garantir seu uso responsável e benéfico pela comunidade científica.

Descritores:
Enfermagem; Inteligência Artificial; Publicações Científicas e Técnicas; Redação; Pesquisa; Ciências da Saúde


Destaques:

(1) A IA possui um potencial transformador na pesquisa médica e na enfermagem.

(2) O ChatGPT gera ideias e ensaios, melhora a coerência e apoia redações em saúde.

(3) A supervisão profissional assegura a qualidade do ChatGPT e a originalidade na escrita.

(4) É preciso ancorar o uso acadêmico do ChatGPT na responsabilidade e na ética.

(5) Avança-se ao adensar a literatura sobre o uso multifacetado e disruptivo do chatbot .

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