Acessibilidade / Reportar erro

Adoção do papel, ansiedade, depressão e solidão em cuidadores familiares de pacientes com doenças crônicas

Objetivo:

descrever e explorar a relação entre a solidão, a ansiedade e a depressão com a adoção do papel de cuidador entre os indivíduos que cuidam de pessoas com doenças crônicas na Colômbia.

Método:

trata-se de um estudo exploratório e transversal que envolveu 960 cuidadores primários de indivíduos com doenças crônicas. Foi aplicada a Escala de Adoção do Papel de Cuidador, a Escala de Solidão da Universidade da Califórnia em Los Angeles e a Escala de Ansiedade e Depressão. Foram realizadas análises de componentes principais e de correspondência múltipla para o agrupamento.

Resultados:

entre os cuidadores participantes, 40,8% relataram ter depressão, 59% relataram ansiedade, 54,6% relataram solidão moderada a grave e 88,6% relataram uma adoção satisfatória do papel de cuidador. Os cuidadores que apresentaram níveis básicos ou insuficientes de adoção do papel tenderam a ter pontuações mais elevadas de ansiedade, depressão e solidão.

Conclusão:

a adoção do papel de cuidador é um mediador nos níveis de ansiedade, depressão e solidão entre os cuidadores. As estratégias destinadas a apoiar os cuidadores devem incluir o treinamento para o papel de cuidador, a fim de atenuar os impactos negativos da ansiedade, da depressão e da solidão.

Descritores:
Doença Crônica; Cuidadores; Ansiedade; Depressão; Solidão; Desempenho de Papéis


Destaques:

(1) Mais de metade dos cuidadores relataram ansiedade e solidão moderadas ou graves.

(2) Os cuidadores com baixos níveis de adoção do papel apresentaram mais ansiedade, depressão e solidão.

(3) A adoção satisfatória do papel de cuidador reduz a ansiedade, a depressão e a solidão.

(4) A adoção do papel deve ser objeto de intervenção para reduzir o impacto na saúde mental dos cuidadores.

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br