Acessibilidade / Reportar erro

Curso online sobre vacinação de pessoas com HIV/aids - efetividade no conhecimento de profissionais de enfermagem* * A publicação deste artigo na Série Temática “Saúde digital: contribuições da enfermagem” se insere na atividade 2.2 do Termo de Referência 2 do Plano de Trabalho do Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Brasil. Artigo extraído da tese de doutorado “Cobertura vacinal de pessoas vivendo com HIV/aids - avaliação do impacto de intervenção educativa para profissionais de saúde”, apresentada à Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Resumo

Objetivo:

analisar a efetividade de uma intervenção educativa no conhecimento de profissionais de enfermagem em relação à imunização de pessoas com o vírus da imunodeficiência humana.

Método:

estudo quase-experimental que avaliou o conhecimento dos profissionais por meio de um teste de conhecimento aplicado antes e depois do desenvolvimento de um curso de capacitação online. Os dados foram analisados mediante frequência, mediana, média, desvio-padrão e testes de associação.

Resultados:

a amostra foi constituída por 77 profissionais de enfermagem, cuja média de idade foi de 43,2 anos (DP+/-8,2). Mais da metade dos indivíduos trabalhava em unidades básicas de saúde (58,4%), 22,1% trabalhavam nos serviços especializados que realizam o acompanhamento clínico de pessoas com o vírus da imunodeficiência humana, 42 (54,5%) exerciam a função de auxiliar ou técnico de enfermagem. O desempenho dos profissionais melhorou após a intervenção, com aumento na mediana de acertos de 23,0 para 27,0 (p<0,001).

Conclusão:

o oferecimento de um curso de capacitação online acerca da imunização de pessoas com o vírus da imunodeficiência humana, como uma atividade de educação permanente, se mostrou efetivo para melhorar o conhecimento dos profissionais de enfermagem nesta temática.

Descritores:
Cobertura Vacinal; Vacinação; HIV; Conhecimento; Profissionais de Enfermagem; Educação em Saúde

Destaques:

(1) Os serviços não avaliam a situação vacinal de pessoas com HIV.

(2) O conhecimento dos profissionais de saúde pode influenciar as taxas de vacinação.

(3) O conhecimento dos profissionais de saúde em imunização pode estar sendo insuficiente.


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br