Conceitos |
Iniciante (1) a iniciante experiente (2) |
Iniciante (1) a iniciante avançado (2) |
1.1 Domínio 1 - Programação |
- Consegue identificar a necessidade de pequenos grupos à beira do leito. - Tem criatividade para programar as atividades. - Consegue programar a experiência de aprendizagem de tal modo que seja ideal. |
- Identifica a necessidade de pequenos grupos à beira do leito. - Demonstra criatividade para programar as atividades. - Programa a experiência de aprendizagem de tal modo que seja ideal. |
1.2 Domínio 1 - Objetivos de aprendizagem |
- Contempla os domínios de aprendizagem cognitivo, afetivo e psicomotor. - Correlaciona os objetivos de todos os domínios à escolaridade ou à experiência dos participantes. |
- Aborda os domínios de aprendizagem cognitivo, afetivo e psicomotor. - Correlaciona os objetivos de todos os domínios ao nível educacional |
1.3 Domínio 1 - Processo de planejamento |
- Informa a equipe do laboratório de que será conduzida uma simulação. - Trabalha junto com a equipe do laboratório pelo pleno cumprimento dos objetivos de aprendizagem. - Analisa as simulações clínicas prévias, visando melhorar a experiência de aprendizagem. |
- Informa a equipe do laboratório sobre os planos para conduzir a simulação. - Colabora com a equipe do laboratório para o pleno cumprimento dos objetivos de aprendizagem. - Revisa as simulações clínicas prévias para melhorar a experiência de aprendizagem. |
1.4 Domínio 1 - Nível de fidelidade (p. ex., ambiente, modalidade de simulação) |
- Planeja um nível de fidelidade que contemple os desfechos desejados. |
- Planeja o nível de fidelidade que contemple os resultados desejados. |
1.5 Domínio 1 - Disponibilidade de suprimentos/equipamentos |
- Elenca os suprimentos e equipamentos necessários na simulação. - Organiza os materiais de aprendizagem necessários por prioridade. - Desenvolve ou melhora os materiais para estimular o pensamento crítico dos aprendizes. |
- Elenca os suprimentos e equipamentos necessários para a simulação. - Organiza por prioridade os materiais de ensino. - Desenvolve ou melhora os materiais para estimular o pensamento crítico dos participantes. |
1.6 Domínio 1 - Requisitos de preparo |
- Informa os participantes do necessário para que se preparem antes da simulação. - Consegue avaliar se os participantes estão preparados para a simulação. |
- Informa os participantes sobre o necessário para que se preparem antes da simulação. - Determina se os participantes estão preparados para a simulação. |
1.7 Domínio 1 - Métodos de avaliação |
- Busca usar boas ferramentas psicométricas de avaliação. |
- Planeja usar ferramentas de avaliação com boas propriedades psicométricas. |
1.3 Domínio 2 - Identificação de papéis |
- Analisa que papel deve ser dado a qual participante para otimizar a aprendizagem, considerando os pontos fortes e fracos já identificados. |
- Analisa qual papel deve ser dado a cada participante para otimizar a aprendizagem, considerando os pontos fortes e fracos já identificados. |
1.3 Domínio 3 - Envolvimento dos participantes |
- Durante a simulação, dá boas indicações ou estímulos para que todos os participantes se envolvam. - Emprega métodos diversos para envolver aqueles que não estão participando muito. |
- Fornece pistas ou estímulos para que todos os participantes se envolvam durante a simulação. - Emprega métodos diversos para envolver aqueles que não estão participando muito da simulação. |
1.5 Domínio 3 - Tempo/duração |
- Dá continuidade no cenário escrito, independentemente do manejo de tempo. - Adapta-se no decorrer da experiência, buscando contemplar todos os objetivos de aprendizagem dentro do tempo alocado. |
- Dá continuidade no cenário conforme o script , sem se preocupar com o gerenciamento do tempo. - Adapta-se no decorrer da experiência, buscando contemplar todos os objetivos de aprendizagem dentro do tempo estabelecido. |
1.2 Domínio 4 - Facilita a reflexão |
- Estimula a análise profunda dos processos de escolha e o pensamento de ordem superior. |
- Estimula a análise profunda dos processos de tomada de decisão, do pensamento crítico e da resolução de problemas. |
1.4 Domínio 4 - Escuta ativa |
- Na discussão, contribui mais que os próprios participantes. |
- Contribui mais que os próprios participantes durante a discussão. |
1.6 Domínio 4 - Objetivos de aprendizagem |
- Atenção nos eventos do cenário. - Consegue avaliar se os objetivos de aprendizagem foram assimilados. - Auxilia os participantes na avaliação do nível de assimilação dos objetivos de aprendizagem. |
- Centra a sua atenção nos eventos do cenário. - Consegue avaliar se os objetivos de aprendizagem foram alcançados. - Auxilia os participantes a determinar o alcance dos objetivos de aprendizagem. |
1.8 Domínio 4 - Resumo |
- Ajuda os participantes para que eles façam um resumo da simulação. |
- Apoia os participantes enquanto eles resumem a simulação. |
1.1 Domínio 5 - Experiência |
- Usa métodos desenhados para coletar dados dos participantes, da equipe e do corpo docente sobre a simulação. |
- Usa métodos estruturados para coletar dados dos participantes, da equipe e do corpo docente sobre a simulação. |
1.2 Domínio 5 - Participantes |
- Usa métodos desenhados para coletar dados sobre os participantes e a aprendizagem. |
- Usa métodos estruturados para coletar dados sobre os participantes e a aprendizagem. |