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Processo de trabalho dos docentes de enfermagem 1 1 Artigo extraído da tese de doutorado “Qualidade de vida: percepção de enfermeiros docentes”, apresentada à Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

RESUMO

Objetivo:

analisar o processo de trabalho dos docentes de enfermagem.

Método:

estudo descritivo, exploratório e qualitativo, desenvolvido com enfoque em epidemiologia crítica e realizado em uma Escola de Enfermagem do Chile. Os sujeitos da pesquisa corresponderam a 17 docentes de enfermagem, com os quais foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas e nove participaram de um grupo focal. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética.

Resultados:

88,2% eram do sexo feminino, média de idade de 42 anos, 47% eram casados, 94% eram chilenos, tempo médio na instituição de 2,8 anos e 23,5% tinham mestrado. Quanto ao processo de trabalho, o objeto do trabalho foi considerado os estudantes, as ferramentas utilizadas foram o conhecimento e a experiência como enfermeiro, o ambiente foi considerado bom; quanto à forma de organização, 76% tinham uma jornada de trabalho de 44 horas semanais, o salário foi considerado inadequado e a carga de trabalho foi maior do que a contratada. A dialética do processo de trabalho de enfermagem é evidenciada, demonstrando a contraposição representada pelos salários inadequados e pela sobrecarga de trabalho diante do bom ambiente de trabalho, da realização pessoal e da transcendência que vai muito além do trabalho.

Conclusões:

o processo de trabalho permite descrever os componentes do trabalho dos docentes de enfermagem, corroborando os resultados da literatura e mostrando a dialética no processo de trabalho em enfermagem.

Descritores:
Saúde do Trabalhador; Qualidade de Vida; Docentes de Enfermagem; Condições de Trabalho; Trabalho

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