Acessibilidade / Reportar erro

Eficácia da auriculoterapia para ansiedade e estresse em profissionais de enfermagem perioperatória: estudo misto* * O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Código de Financiamento 001, Brasil.

Resumo

Objetivo:

analisar a eficácia da auriculoterapia na ansiedade e estresse de profissionais de enfermagem perioperatória.

Método:

pesquisa de métodos mistos, experimental incorporada. Na etapa quantitativa realizou-se um ensaio clínico randomizado, triplo cego, com profissionais de enfermagem perioperatória, que responderam a um questionário de caracterização, a Lista de Sinais e Sintomas de Estresse, o Transtorno de Ansiedade Geral-GAD 7, sendo submetidos a oito sessões de auriculoterapia com semiagulhas. A etapa qualitativa foi exploratória e descritiva, com dados obtidos por entrevistas semiestruturadas. Dados mixados com incorporação dos achados qualitativos para examinar a intervenção no estudo experimental.

Resultados:

participaram 13 profissionais no grupo intervenção e 14 no controle, constatando-se redução significativa de ansiedade e estresse intragrupos, porém, sem diferença estatística intergrupos (p>0,05). Dados qualitativos possibilitaram a construção da categoria central “Auriculoterapia como intervenção para ansiedade e estresse”, subdividida em uma unidade de base e três categorias, que versaram sobre os benefícios da prática.

Conclusão:

aplicar auriculoterapia com pontos verdadeiros e falsos (sham) apresentou igual efeito para ansiedade e estresse dos participantes investigados; evidências reforçadas pelos depoimentos. Intervenções não farmacológicas, como a auriculoterapia, são importantes para recuperação e promoção da saúde de profissionais de enfermagem perioperatória. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos: RBR-3jvmdn.

Descritores:
Ansiedade; Estresse Ocupacional; Auriculoterapia; Enfermagem Perioperatória; Saúde Ocupacional; Enfermagem

Destaques:

(1) Redução significativa de ansiedade e estresse intragrupos, sem diferença entre eles.

(2) Auriculoterapia com pontos verdadeiros e falsos (sham) apresentou igual efeito.

(3) Estudo misto, com dados qualitativos incorporados, para examinar uma intervenção.

(4) Dados pioneiros de auriculoterapia, ansiedade e estresse em unidades perioperatórias.

(5) Intervenções não farmacológicas são importantes na promoção da saúde de trabalhadores.


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br