Acessibilidade / Reportar erro

Competência cultural de estudantes de graduação em enfermagem: um estudo multicêntrico * * Apoio financeiro do European Program Erasmus+, Key Action 203 Strategic Partnerships for Higher Education (Line KA203), processo nº 2018-1-ES01-KA203-050800.

Objetivo:

avaliar o nível de competência cultural de uma população de estudantes de graduação em enfermagem de quatro instituições europeias de ensino superior.

Método:

um total de 168 estudantes de enfermagem de quatro países diferentes foram incluídos em nosso estudo. A metodologia do estudo envolveu uma avaliação transversal da competência cultural entre estudantes de graduação em enfermagem de quatro universidades europeias. A coleta de dados incluiu variáveis sociodemográficas, bem como as seguintes ferramentas validadas: Escala de Sensibilidade Intercultural, Ferramenta de Avaliação de Competência Cultural (versão do aluno) e Escala de Consciência Cultural.

Resultados:

nossos resultados indicaram que os alunos demonstraram um alto nível de sensibilidade intercultural, mas um nível moderado de competência e consciência cultural. Houve variações entre os alunos de diferentes países, o que sugere possíveis diferenças nas abordagens educacionais. Apesar das expectativas de que os alunos de nível superior apresentariam maior competência cultural, não foram encontradas diferenças significativas por ano de estudo, indicando uma falta de integração eficaz da competência cultural nos currículos de enfermagem.

Conclusão:

os educadores de enfermagem devem considerar a competência cultural dos alunos antes de elaborar programas de estudo relacionados. Os programas de treinamento relacionados à competência cultural devem incluir elementos que tenham sido associados a uma maior competência cultural, incluindo habilidades linguísticas, encontros culturais e oportunidades de internacionalização.

Descritores:
Enfermagem Transcultural; Competência Cultural; Assistência à Saúde Culturalmente Competente; Educação em Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Estudos Transversais


Destaques:

(1) Os enfermeiros culturalmente competentes podem melhorar os resultados dos pacientes e reduzir a desigualdade na saúde.

(2) Os programas de graduação devem treinar enfermeiros para que se tornem enfermeiros culturalmente competentes.

(3) As habilidades linguísticas e o encontro cultural estão relacionados a uma maior competência cultural.

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br