Acessibilidade / Reportar erro

Fisioterapia supervisionada nas mulheres em radioterapia para o câncer de mama1 1 Artigo extraído da dissertação de mestrado "Avaliação e intervenção fisioterapêuticas em mulheres submetidas à radioterapia para o câncer de mama", apresentada à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

RESUMO

Objetivo:

avaliar o efeito da fisioterapia na amplitude de movimento do ombro e na perimetria do membro superior, aplicada durante o período da radioterapia nas mulheres em tratamento para o câncer de mama.

Métodos:

35 voluntárias foram randomizadas em dois grupos, 18 para o grupo controle e 17 para o grupo de estudo. Os dois grupos foram submetidos a três avaliações da amplitude de movimento do ombro e perimetria do membro superior, sendo o grupo de estudo também submetido à fisioterapia supervisionada para os membros superiores.

Resultados:

o grupo controle apresentou déficit entre os membros para o movimento de rotação externa nas avaliações 1, 2 e 3. O grupo de estudo apresentou déficit entre os membros para os movimentos de flexão, abdução e rotação externa na avaliação 1. Houve recuperação do déficit de movimento de abdução na avaliação 2 e, na avaliação 3, os déficits de todos os movimentos estavam recuperados. Na análise da perimetria não foi observada diferença significativa.

Conclusão:

o protocolo fisioterapêutico supervisionado aplicado foi efetivo na recuperação do déficit de abdução pós-radioterapia e de flexão e rotação externa quando avaliados até 2 meses após o término da radioterapia. Número do registro do ensaio clínico: NCT02198118.

Descritores:
Neoplasias da Mama; Radioterapia; Fisioterapia

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br