RESUMO
Objetivo:
realizar a validação transcultural do instrumento “Child Adolescent Teasing Scale” para a população de estudantes colombianos.
Método:
estudo metodológico com estudantes de 8 a 15 anos, de instituições educacionais públicas e privadas de Ibagué, Colômbia. Utilizou-se o formulário de caracterização e a “Child Adolescent Teasing Scale”.
Resultados:
o processo de adaptação transcultural foi organizado em sete etapas: comparação da versão em espanhol do instrumento com a versão original em inglês, retrotradução, versão consenso, validade facial e adaptação da terminologia pelos estudantes, validade facial e de conteúdo por especialistas, comissão de avaliação para a versão final, teste piloto e confiabilidade.
Conclusão:
a versão adaptada ao espanhol usado na Colômbia da “Child Adolescent Teasing Scale” (Escala de zombarias para crianças e adolescentes), que mede a frequência e o incômodo devido às zombarias, mostrou resultados recomendáveis em termos de validade e confiabilidade.
Descritores:
Bullying; Estudos de Validação; Inquéritos e Questionário; Serviços de Enfermagem Escolar; Enfermagem; Pesquisa Metodológica em Enfermagem