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Perfil sociodemográfico e de formação dos profissionais de Enfermagem do estado de São Paulo em relação às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Objetivo:

analisar o perfil sociodemográfico e de formação dos profissionais de Enfermagem do estado de São Paulo em relação às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

Método:

estudo transversal, desenvolvido com 3.794 profissionais de Enfermagem do estado de São Paulo, provenientes de 645 municípios. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário online contendo as variáveis sociodemográficas e de formação profissional. Foi construído um modelo de regressão de Poisson múltiplo hierárquico, considerando a formação em práticas como variável dependente, com nível de significância de 5%.

Resultados:

dos 3.794 (100%) participantes, 479 (12,62%) tinham formação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. As práticas mais frequentes foram a auriculoterapia, a Medicina Tradicional Chinesa/acupuntura e o Reiki . As modalidades de formação predominantes foram cursos livres, presenciais e teórico-práticos. As variáveis idade, sem religião formal, nível superior de formação e especialização, carga horária de trabalho e conhecimento e experiência prévia sobre práticas integrativas apresentaram significância.

Conclusão:

os resultados indicam a necessidade de incentivar e expandir a formação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde dos profissionais de Enfermagem, a fim de fortalecer sua atuação nos serviços de saúde.

Descritores:
Enfermagem; Papel do Profissional de Enfermagem; Formação Profissional; Perfil Profissional; Terapias Complementares; Métodos Terapêuticos Complementares


Destaques:

(1) 39% dos profissionais de Enfermagem desconhecem as PICS.

(2) Baixa proporção (14,5%) de profissionais de Enfermagem com formação em PICS.

(3) Auriculoterapia, MTC/acupuntura e Reiki são as formações mais frequentes.

(4) Cursos livres, presenciais e teórico-práticos são predominantes na formação.

(5) Há grande discrepância na carga horária de formação em PICS.

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