Acessibilidade / Reportar erro

A avaliação da atenção à saúde de crianças com menos de um ano de idade na Atenção Primária

OBJETIVO:

analisar a presença e extensão dos atributos da Atenção Primária e o grau de afiliação de crianças, com menos de um ano de idade, na Unidade de Saúde da Família.

MÉTODO:

estudo transversal e descritivo, conduzido entre 25 de outubro de 2010 e 14 de maio de 2011, com 44 mães. O Instrumento de Avaliação da Atenção Primária à Saúde foi usado para coleta de dados. Os dados foram analisados para calcular os Escores Essencial e Geral da Atenção Primária.

RESULTADOS:

as mães reconhecem e têm experiência com os aspectos da acessibilidade, atenção integral e coordenação da atenção, assim como orientação à comunidade, marcada pela preocupação e envolvimento da equipe de saúde na atenção à saúde das crianças, de suas famílias e comunidade.

CONCLUSÃO:

observaram-se os esforços da equipe de saúde na Atenção Primária para abordar a comunidade e atender suas necessidades de saúde, procurando instrumentos para ajudar a promover a prestação de cuidado de qualidade às crianças.

Avaliação em Saúde; Assistência Integral a Saúde; Atenção Primária a Saúde; Cuidado da Criança


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br