Objetivo: descrever uma diretriz de uso do método Delphi para avaliação de teorias de enfermagem, na perspectiva de validação interna.
Método: estudo metodológico, dirigido ao desenvolvimento de uma diretriz para o uso do método Delphi na avaliação de teorias de enfermagem.
Resultados: o método Delphi, os princípios da sabedoria coletiva e os níveis de proficiência são utilizados na produção de uma diretriz para organização, busca, seleção e coordenação de atividades de avaliadores teóricos em equipes. Distingue três fases para o processo de avaliação teórica: fase preparatória (FP); fase intermediária (FI) e fase de avaliação da teoria (AT), incorporando procedimentos de seleção do tipo de Delphi; busca, seleção e classificação de juízes/avaliadores da teoria; definição de critérios para a realização de rodadas e de manutenção ou descarte de unidades da teoria avaliada.
Conclusão: a diretriz elaborada foi capaz de adequar os elementos do método Delphi como uma estratégia favorável à validação interna de teorias de enfermagem.
Descritores: Conhecimento; Modelos Teóricos; Teoria de Enfermagem; Estudo de Validação; Tomada de Decisão; Enfermagem