Objetivo:
o objetivo deste estudo é examinar as relações entre sono, qualidade de vida e ansiedade em pacientes sujeitos a cirurgias cardíacas durante o período pré-operatório, na alta, duas semanas após a alta e três meses após a alta.
Método:
este estudo teve um projeto prospectivo, descritivo e correlacional e foi realizado em um único centro. A amostra foi composta por 68 pacientes sujeitos a cirurgias cardíacas. Os dados foram coletados por meio de um Formulário de Informações, do State-Trait Anxiety Inventory , do Richard-Campbell Sleep Questionnaire e do Nottingham Health Profile .
Resultados:
a qualidade de sono dos pacientes aumentou de moderada para boa em cada momento de medição após as cirurgias, quando comparada à qualidade de sono medida em sua primeira internação. Embora a pontuação de ansiedade-estado tenha diminuído na alta e duas semanas após a internação inicial, ela aumentou para um nível moderado três meses após a alta. Não houve relação significativa entre os níveis de ansiedade e a qualidade do sono em nenhum momento de medição. Além disso, a qualidade de vida dos pacientes melhorou significativamente duas semanas e três meses após a alta.
Conclusão:
os resultados desse estudo mostraram que a qualidade de sono dos pacientes sujeitos a cirurgias cardíacas melhorou durante o período pós-operatório, e que essa melhora exerceu um efeito positivo em sua qualidade de vida.
Descritores:
Qualidade do Sono; Qualidade de Vida; Ansiedade; Procedimento Cirúrgico Cardíaco; Período Pós-operatório; Pessoal de Saúde
Destaques:
(1) A qualidade do sono em pacientes sujeitos a CRM foi melhorada.
(2) A qualidade de vida dos pacientes sujeitos a CRM foi melhorada.
(3) Não houve relação entre os níveis de ansiedade e a qualidade do sono.
(4) É importante controlar a dor e os fatores ambientais para melhorar a qualidade do sono.