Acessibilidade / Reportar erro

Percepção dos enfermeiros sobre o seu papel na redução das desigualdades em saúde em contextos comunitários

Resumo

Objetivo:

compreender a percepção dos enfermeiros sobre o seu papel na redução das desigualdades em saúde em contextos comunitários.

Método:

estudo qualitativo com abordagem fenomenológica abordado a partir da teoria interpretativista de Heidegger e das áreas das desigualdades em saúde. Foram realizadas 18 entrevistas em profundidade com enfermeiros que trabalham em instituições de saúde de intervenção comunitária. Para análise dos dados qualitativos foi adotado um processo de cinco fases: Acumulação, Desmontagem, Remontagem, Interpretação e Conclusão.

Resultados:

foram identificados quatro temas principais que mobilizam os enfermeiros para mitigar as desigualdades em saúde em ambientes comunitários: Competências para construir, operacionalizar, monitorar e avaliar políticas de saúde; Liderança e gestão de processos de saúde e cuidados em nível individual e coletivo; Profissionais que geram estratégias para o cuidado e Abordagem de cuidado baseada nas características do território.

Conclusão:

os enfermeiros percebem que o seu papel contribui significativamente para a redução das desigualdades em saúde em ambientes comunitários a partir da concepção, operacionalização, monitoramento e avaliação de políticas de saúde. Com base nas características socioculturais, econômicas e políticas do território, priorizam ações em grupos humanos desfavorecidos, a fim de melhorar o acesso, a oportunidade, a continuidade e a qualidade na saúde.

Descritores:
Enfermagem; Disparidades nos Níveis de Saúde; Enfermagem em Saúde Pública; Determinantes Sociais da Saúde; Políticas de Saúde Pública; Pesquisa Qualitativa

Destaques:

(1) Os enfermeiros contribuem significativamente para a redução das desigualdades em saúde.

(2) A enfermagem está arraigada em princípios de equidade em saúde e justiça social.

(3) A saúde comunitária marca a eficácia na redução das desigualdades em saúde.

(4) As comunidades são essenciais na luta contra os determinantes sociais adversos.

(5) Os enfermeiros mobilizam a concepção, o funcionamento e a avaliação das políticas de saúde.


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br