Acessibilidade / Reportar erro

Internações por doenças cardiovasculares e a cobertura da estratégia saúde da família 1 Paper extracted from master's thesis "Admissions due to cardiovascular conditions sensitive to primary health care in the state of Paraná, Brazil", presented to Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brazil.

Resumo

Objetivo:

verificar a correlação entre taxas de internação por doenças cardiovasculares sensíveis à atenção primária e a cobertura da Estratégia Saúde da Família de residentes no estado do Paraná, por regionais de saúde, no período de 2000 a 2011.

Método:

estudo ecológico, desenvolvido a partir de dados do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde e do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde. Correlacionaram-se as taxas de internação por doenças cardiovasculares com as coberturas anuais da Estratégia Saúde da Família, utilizando-se os coeficientes de correlação de Pearson e Spearman.

Resultado:

houve correlação negativa e forte no estado do Paraná (r=-0,91; p<0,001) e na maioria das regionais de saúde, sendo maior na Metropolitana e Toledo (r=-0,93; p<0,001) e Paranaguá (r=-0,92; p<0,001).

Conclusão:

os resultados sugerem que o aumento da cobertura da Estratégia Saúde da Família foi fator importante para a diminuição das internações por condições cardiovasculares em residentes no estado do Paraná e na maioria das regionais de saúde. Outros estudos devem ser realizados para analisar fatores e causas nas regiões do estado onde não houve correlação com incremento da Estratégia Saúde da Família.

Descritores:
Doenças Cardiovasculares; Hospitalização; Atenção Primária à Saúde; Estratégia Saúde da Família; Enfermagem em Saúde Pública

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br