Andresen K & Levin P (2014)(2222 Andresen K, Levin P. Enhancing quantity and quality of clinical experiences in a baccalaureate nursing program. Int J Nurs Educ Scholarsh. 2014;11(1):1-8. doi: 10.1515/ijnes-2013-0053 https://doi.org/10.1515/ijnes-2013-0053...
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EUA/Experiência clínica num programa de bacharelado em enfermagem |
Estudos descritivo/Nível VI
Projeto de melhoria do currículo |
• Para incrementar as ferramentas e os processos de avaliação para ensino clínico foi necessária a colaboração do corpo docente • Parcerias de colaboração resultaram em lições valiosas • Os resultados do projeto incluíram: expansão da capacidade clínica, maior variedade de experiências de aprendizagem clínica e melhoria da qualidade das experiências clínicas |
Desenvolvimento de grade curricular |
Armstrong GR et al. (2009)(2323 Armstrong GE, Spencer TS, Lenburg CB. Using quality and safety education for nurses to enhance competency outcome performance assessment: A synergistic approach that promotes patient safety and quality outcomes. J Nurs Educ. 2009;48(12):686-93. doi: 10.3928/01484834-20091113-02 https://doi.org/10.3928/01484834-2009111...
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EUA/Escola piloto de enfermagem, na fase 2 do projeto QSEN |
Estudo descritivo/Nível VI
Redesenho curricular com base no modelo COPA |
• Valores compartilhados entre os modelos curriculares baseados em competências e a iniciativa QSEN • As competências QSEN contribuíram ao desenvolvimento das competências dos egressos para MQ e segurança • Modelo sinérgico, envolvendo prática COPA e as competências de conteúdo QSEN |
Desenvolvimento de grade curricular |
Brown JF & Marshall B (2008)(2424 Brown JF, Marshall BL. Continuous quality improvement: An effective strategy for improvement of program outcomes in a higher education setting. Nurs Educ Perspect. [Internet]. 2008 [cited June 30, 2018];29(4):205-11. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18770948
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1877...
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EUA/Departamento de enfermagem numa universidade historicamente negra |
Estudo descritivo/Nível VI
PAQ com recurso ao diagrama de Ishikawa (Espinha de Peixe) como referencial |
• Efetividade da abordagem MCQ para aumentar a frequência de aprovados no NCLEX-RN, melhor orientação aos estudantes e maior satisfação dos estudantes • O processo do PAQ é recursivo em vez de linear, envolvendo revisões das melhores práticas |
MCQ - Acreditação |
Cassiani et al. (2017)(11 Cassiani SHDB, Wilson LL, Mikael SSE, Morán-Peña L, Zarate-Grajales R, McCreary LL, et al. The situation of nursing education in Latin America and the Caribbean towards universal health. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2017;25:e2913. doi: 10.1590/1518-8345.2232.2913 https://doi.org/10.1590/1518-8345.2232.2...
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25 países da América Latina e do Caribe/Escolas de enfermagem |
Estudo descritivo/Nível VI
Pesquisa transversal internacional |
• A heterogeneidade na educação em enfermagem é reflexo de disparidades • As semelhanças representam oportunidades para progredir no sentido da SU • Os currículos para enfermagem geralmente incluem os princípios e valores da SU, atenção primária à saúde e educação transformadora (pensamento crítico e complexo, resolução de problemas, decisões clínicas baseadas em evidências, educação permanente) • É necessária uma mudança de paradigma da educação em ciências em resposta às necessidade da população • Áreas precisando de melhorias visando a formação plena dos egressos para SU |
Apreciação - Avaliação |
Coffman S et al. (2015)(2525 Coffman S, Doolen J, Llasus L. Program development and evaluation of the concierge model of simulation. Online J Nurs Informatics. [Internet]. 2015 [cited Aug 1, 2018];19(2):8-8. Available from: https://www.himss.org/program-development-and-evaluation-concierge-model-simulation
https://www.himss.org/program-developmen...
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EUA/Aprendizagem através da simulação num programa de bacharelado em enfermagem |
Estudo descritivo/Nível VI |
• No modelo de simulação guiada, uma equipe central de especialistas treinados implementa cenários de simulação de alta fidelidade, seguido de entrevista • Modelo de Kirkpatrick: avaliação da satisfação e da aprendizagem dos estudantes |
Implementação - Estudo de caso |
Ellis P & Halstead J (2012)(2626 Ellis P, Halstead J. Understanding the commission on collegiate nursing education accreditation process and the role of the continuous improvement progress report. J Prof Nurs. 2012; 28(1):18-26. doi: 10.1016/j.profnurs.2011.10.004 https://doi.org/10.1016/j.profnurs.2011....
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EUA/Programas educativos de aperfeiçoamento profissional e bacharelado em enfermagem |
Opinião de especialistas/Nível VII |
• A acreditação é um processo contínuo de MCQ • O relatório de Progresso das Melhorias Contínuas aborda todos os padrões e elementos-chave da acreditação de programas de aperfeiçoamento profissional e bacharelado em enfermagem |
Acreditação - MCQ |
Escallier L & Fullerton J (2012)(2727 Escallier LA, Fullerton JT. An innovation in design of a school of nursing evaluation protocol. Nurse Educator. 2012;37(5):187-91. doi: 10.1097/NNE.0b013e318262eb15 https://doi.org/10.1097/NNE.0b013e318262...
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EUA/Protocolo de avaliação para uma escola de enfermagem |
Estudo descritivo/Nível VI |
• Passo a passo do processo de desenvolvimento de um protocolo de avaliação, ligado a critérios externos de avaliação do plano • Análise e feedback são essenciais para o processo de ||MQ |
Apreciação - Avaliação |
Fater KH (2013)(2828 Fater KH. Gap analysis: A method to assess core competency development in the curriculum. Nurs Educn Perspect. 2013; 34(2):101-5. doi: 10.5480/1536-5026-34.2.101 https://doi.org/10.5480/1536-5026-34.2.1...
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EUA/Escola de graduação em enfermagem |
Estudo descritivo/Nível VI
Análise de lacunas |
• Análise de lacunas como método para a avaliação das competências básicas no currículo • É necessária mineração intensiva de dados • Um currículo baseado em competências pode reduzir a saturação dos conteúdos e promover a aprendizagem ativa |
Apreciação - Avaliação |
Gonzales-Chorda VM & Marcia-Soler ML (2015)(2929 González-Chordá VM, Maciá-Soler ML. Evaluation of the quality of the teaching-learning process in undergraduate courses in Nursing. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2015; 23(4):700-7. doi: 10.1590/0104-1169.0393.2606 https://doi.org/10.1590/0104-1169.0393.2...
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Espanha/Programa de graduação em enfermagem - estudantes de 2º ano |
Estudo descritivo/Nível VI |
• ||MQ do processo ensino-aprendizagem através da análise das ferramentas utilizadas para avaliar a aquisição de habilidades • Atividades de aprendizagem que não alcançaram indicadores de qualidade: aprendizagem baseada em problemas, uso de sistemas eletrônicos de registro como ferramentas de aprendizagem e avaliação, colaboração entre docentes e discentes na prática clínica |
Apreciação - Avaliação |
Halstead J (2017)(3030 Halstead JA. The value of nursing program accreditation. Teach Learn Nurs. [Internet]. 2017; 12(3):181-2. doi: 10.1016/j.teln.2017.03.005 https://doi.org/10.1016/j.teln.2017.03.0...
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EUA/Programa de educação em enfermagem |
Opinião de especialistas/Nível VII |
• MCQ é um marco no processo de acreditação • Identifica as áreas que precisam ser melhoradas e planeja a abordagem das mesmas |
Acreditação - MCQ |
Hooper J & Ayar V (2017)(3131 Hooper JI, Ayars VD. How Texas nursing education programs increased NCLEX pass rates and improved programming. J Nurs Regulation. [Internet]. 2017; 8(3):53-8. doi: 10.1016/S2155-8256(17)30160-6 https://doi.org/10.1016/S2155-8256(17)30...
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EUA/27 programas vocacionais e 61 programas de educação profissional em enfermagem no Texas |
Estudo descritivo/Nível VI
Relatório de auto-estudo |
• Intervenções para melhoria: revisão dos critérios de matrícula e rematrícula, identificação dos estudantes de alto risco e controle dos riscos, revisão e cumprimento de políticas, atualização do currículo, tomada de decisões baseada nos resultados das avaliações dos programas, avaliação do uso de provas padronizadas • Intervenções mais efetivas em todos os programas: identificação precoce dos estudantes de alto risco, correções oportunas e cumprimento das políticas dos programas |
Acreditação - MCQ |
James B et al. (2016)3232 James B, Beattie M, Shepherd A, Armstrong L, Wilkinson J. Time, fear and transformation: Student nurses’ experiences of doing a practicum (quality improvement project) in practice. Nurse Educ Practice. 2016; 19:70-8. doi: 10.1016/j.nepr.2016.05.004 https://doi.org/10.1016/j.nepr.2016.05.0...
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Reino Unido/estudantes do último ano num curso universitário de enfermagem na Escócia, no estágio de internato, distribuídos em 3 distritos de saúde |
Estudo qualitativo/Nível VI
Projeto MQ (internato) |
• É necessário tempo para se adaptar, socializar e realizar as atividades de internato • Oportunidade do internato dentro da grade curricular • Os estudantes apresentaram medos relacionados com a natureza da atividade, tentativas de mudar as práticas e adaptação a um único tipo de atividade • Transformação; sentimentos de realização; reconhecimento de aspectos-chave das melhoras |
Implementação - Estudo de caso |
Kaplan B et al. (2011)(3333 Kaplan BG, Holmes L, Mott M, Atallah H. Design and implementation of an interdisciplinary pediatric mock code for undergraduate and graduate nursing students. Comput Inform Nurs. [Internet]. 2011; 29(9):531-8. doi: 10.1097/NCN.0b013e31821a166e https://doi.org/10.1097/NCN.0b013e31821a...
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EUA/Centro de simulação de uma escola de enfermagem afiliada a uma universidade no sudeste, estudantes de bacharelado no 4º ano (membros da equipe) e estudantes do curso de enfermagem em urgência e emergência (líderes de equipe) |
Estudo descritivo/Nível VI
Experiência de simulação interdisciplinar - código de simulação pediátrica |
• O uso de situações simuladas é uma estratégia efetiva para a prática intencional de habilidades e exposição padronizada a cenários controlados • A entrevista cognitiva reforçou as evidências e permitiu a revisão da MQ e da segurança, através da identificação de erros e suas consequências para os pacientes • A simulação foi muito bem avaliada em termos do seu realismo, esclarecimento conceitual, incremento da base de conhecimentos, possibilidade de aplicação na prática clínica e aumento da autoconfiança no momento de prestar cuidados a bebês com doenças graves |
Implementação - Estudo de caso |
Karagory PM (2014)(3434 Karagory PM, McComb S. Measuring the vital signs of the health care system with the first clinical experience: Sophomore nursing students rise to the challenge. J Nurs Educ. 2014; 53:S97-S100. doi: 10.3928/01484834-20140806-01 https://doi.org/10.3928/01484834-2014080...
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EUA/Curso de graduação em enfermagem numa universidade de grande porte no Meio-Oeste/estudantes do 2º ano |
Estudo descritivo/Nível VI
Projeto MQ numa unidade de enfermagem treinada num serviço de cuidados crônicos |
• O pensamento sistêmico e a MQ podem ser integrados com sucesso nos estágios iniciais do currículo de graduação, como foi evidenciado pela prontidão dos estudantes para aprender, autorreflexão e capacidade para absorver conceitos processos e resultados • Desenvolvimento do trabalho em equipe e liderança • Os parceiros clínicos se beneficiam e se tornam motivados |
Implementação - Estudo de caso |
McComb SA & Kirkpatrick JM (2017)(3535 McComb SA, Kirkpatrick JM. Infusing systems and quality improvement throughout an undergraduate nursing curriculum. J Nurs Educ. 2017;56(12):752-7. doi: 10.3928/01484834-20171120-10 https://doi.org/10.3928/01484834-2017112...
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EUA/Programa de bacharelado em enfermagem |
Estudo descritivo/Nível VI
Inclusão de sistemas de pensamento da MQ na grade curricular do 4º ano |
• Exposição dos estudantes a experiências do mundo real, que acentuam a relevância e importância das habilidades analisadas no contexto da atenção à saúde • A abordagem analisada resolve a lacuna entre ensino e prática • A sustentabilidade da proposta exige atores e defensores proativos |
Implementação - Estudo de caso |
Nugent E & LaRocco S (2014)(3636 Nugent E, LaRocco S. Comprehensive review of an accelerated nursing program: A quality improvement project. Dimens Crit Care Nurs. 2014; 33(4):226-33. doi: 10.1097/DCC.0000000000000054 https://doi.org/10.1097/DCC.000000000000...
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EUA/Programa intensivo de bacharelado (segundo título) em uma faculdade de pequeno porte |
Estudo descritivo/Nível VI
***MCQ; revisão abrangente do programa, corpo docente e egressos |
• Diversas recomendações programáticas e curriculares • A revisão do programa forneceu métricas/informações sobre as áreas precisando de melhorias • A escuta dos egressos forneceu direcionamento significativo às mudanças clínicas e curriculares |
Acreditação - ***MCQ |
Posey L & Pinzt C (2017)(3737 Posey L, Pintz C. Transitioning a bachelor of science in nursing program to blended learning: Successes, challenges & outcomes. Nurse Educ Practice. 2017; 26:126-33. doi: 10.1016/j.nepr.2016.10.006 https://doi.org/10.1016/j.nepr.2016.10.0...
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EUA/Programa de bacharelado em enfermagem (segundo título) |
Estudo descritivo/Nível VI
Ensino e transformação através de um projeto tecnológico |
• O ensino semipresencial permite: embasar os objetivos do enseino e abordar desafios nos cursos; proporcionar atividades de aprendizagem independente fora da sala de aula tradicional; incrementar as oportunidades de aprendizagem ativa; melhorar a alfabetizaçnao digital e as competências para educação permanente • O desenvolvimento de um programa semipresencial de alta qualidade exige um marco definido de qualidade para orientar a irganização e a avaliaçnao dos cursos |
Implementação - Estudo de caso |
Santos M (2012)(3838 Santos M. The role of nursing education in the transformation of the U.S. health system. Online Braz J Nurs. 2012; 11(2):257-60. doi: 10.5935/1676-4285.20120024 https://doi.org/10.5935/1676-4285.201200...
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Brasil/Educação em enfermagem |
Opinião de especialistas/ Nível VII
Visão panorâmica das transformações na educação em enfermagem no sistema de saúde dos EUA |
O relatório IOM sobre Educação em Enfermagem para o século XXI acentua: • A complexidade das necessidades dos pacientes e do ambiente do atendimento • As competências necessárias para fornecer cuidados de alta qualidade: liderança, políticas de saúde, melhoria do sistema, pesquisa, prática baseada em evidências, trabalho em equipe, colaboração • Competência no nível da saúde comunidade/pública, geriatria • Conhecimento das ferramentas tecnológicas e gerenciamento de sistema informatizados |
Acreditação - MCQ |
Seibert SA (2014)(3939 Seibert SA. Safety consciousness: Assignments that expand focus beyond the bedside. Nurse Educ Today. 2014;34(2):233-6. doi: 10.1016/j.nedt.2013.08.002 https://doi.org/10.1016/j.nedt.2013.08.0...
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EUA/Disciplina de administração num programa de bacharelado em enfermagem, estudantes do último ano |
Estudo descritivo/Nível VI
Desenvolvimento de atividades de aprendizagem baseadas na prática, de acordo com as competências QSEN |
• As tarefas focam no pensamento sistêmico, avaliação dos processos de trabalho e das características dos serviços comunicação entre os membros das equipes e melhoras nos locais na unidade • Os componentes reflexivos avaliam a sensação de conforto relacionada com o fato de atuar como agente de mudança, o clima na unidade em relação a mudanças e a confiança nas habilidades para delegar e de comunicação |
Desenvolvimento de grade curricular |
Sherrod RA (2008)(4040 Sherrod RA, Morrison RS. Leadership experiences for baccalaureate nursing students: Improving quality in a nurse-managed rural health clinic. Nurs Educ Perspectives. [Internet]. 2008 [cited Sept 29, 2018];29(4):212-216. Available from: https://wwww.unboundmedicine.com/medline/citation/18770949/Leadership_experiences_for_baccalaureate_nursing_students:_improving_quality_in_a_nurse_managed_rural_health_clinic_
https://wwww.unboundmedicine.com/medline...
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EUA/Programa de bacharelado em enfermagem/estudantes do último ano, cursando uma disciplina de liderança |
Estudo descritivo/Nível VI
Projeto MCQ numa clínica rural dirigida por enfermeiros |
• MCQ pode ser aplicada na auditoria/revisão dos processos de reembolso • MCQ bem sucedida pode contribuir à viabilidade financeira de uma organização • Ensino precoce do valore do reembolso e da documentação |
Acreditação - MCQ |
Wassef ME (2012)(4141 Wassef ME, Riza L, Maciag T, Worden C, Delaney A. Implementing a competency-based electronic portfolio in a graduate nursing program. Comput Inform Nurs. 2012; 30(5):242-8. doi: 10.1097/NXN.0b013e31824af6d4. https://doi.org/10.1097/NXN.0b013e31824a...
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EUA/Programa de graduação em enfermagem/10 estudantes matriculados na especialidade de educação em enfermagem |
Estudo descritivo/Nível VI
Implementação de um portfólio eletrônico baseado em competências |
• Uma equipe interdisciplinar utilizou o modelo Planeje, Faça, Estude, Atue de MQ para desenvolver o formato padronizado de um portfólio eletrônico • O uso de portfólios eletrônicos evidencia as realizações dos estudantes e documenta o programa e os resultados dos cursos |
Implementação - Estudo de caso |
Wolf ZR (2011)(4242 Wolf ZR, Czekanski KE. Analyzing student complaints against nursing programs: taxonomies of complaints and outcomes. J Prof Nurs. 2011 Sep-Oct; 27(5):283-91. doi: 10.1016/j.profnurs.2011.06.00443. https://doi.org/10.1016/j.profnurs.2011....
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EUA/Universidade particular em área urbana/estudantes de graduação e pós-graduação em enfermagem |
Estudo descritivo/Nível VI
Análise e taxonomia das reclamações dos estudantes de acordo com seu tipo, resultados e queixosos |
• A maioria das reclamações foi feita pelos estudantes de graduação: a categoria mais frequente foi reprovação, ensino e avaliações • MCQ: 1) reduziu o número de queixas futuras através de intervenções precoces e atividades de melhoria do processo, 2) favoreceu o cumprimento dos requisitos para a acreditação nacional da instituição |
Acreditação - MCQ |