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Vídeo educativo para ensino de práticas seguras no perioperatório: ensaio clínico randomizado * * Artigo extraído da tese de doutorado “Efetividade de vídeo educativo acerca das práticas seguras em pacientes no período perioperatório”, apresentada à Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil.

Objetivo:

avaliar a efetividade de um vídeo educativo no conhecimento de pacientes hospitalizados acerca das práticas seguras no período perioperatório.

Método:

ensaio clínico randomizado, duplo-cego, realizado em hospital de ensino no interior de Minas Gerais. Foram alocados aleatoriamente 100 pacientes submetidos à cirurgia ortopédica eletiva (50 no grupo experimental e 50 no controle). O conhecimento do paciente foi avaliado por meio de questionário, construído pelos pesquisadores e validado por especialistas, antes e após a aplicação da intervenção (vídeo educativo) ou orientações-padrão. Adotou-se estatística descritiva para variáveis quantitativas e teste t de Student para amostras independentes na análise da média da diferença do conhecimento entre os grupos experimental e controle (α = 0,05).

Resultados:

participaram do estudo 100 pacientes, 50 no grupo experimental e 50 no controle. O grupo experimental apresentou ganho de conhecimento significativamente superior ( t =3.72 ±1,84; p <0,001) ao grupo controle. Obteve-se d de Cohen de 1,22, indicando grande magnitude do efeito.

Conclusão:

o vídeo educativo foi efetivo na melhora do conhecimento dos pacientes e pode contribuir com o enfermeiro, na prática de educação em saúde, na otimização do tempo e na disseminação do conhecimento quanto às práticas seguras no perioperatório. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (REBEC): RBR-8x5mfq.

Descritores:
Segurança do Paciente; Educação de Pacientes como Assunto; Recursos Audiovisuais; Aprendizagem; Pacientes Internados; Participação do Paciente


Destaques:

(1) Elaboração de um questionário válido de avaliação do conhecimento do paciente.

(2) Produção de um vídeo educativo válido acerca da segurança perioperatória.

(3) A versão final do vídeo educativo apresenta 7 minutos e 50 segundos de duração.

(4) O vídeo educativo foi efetivo na melhora do conhecimento dos pacientes.

(5) Contribui com o envolvimento do paciente na segurança do cuidado.

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