Acessibilidade / Reportar erro

Instrumentos para avaliação da qualidade de serviços em doenças crônicas: revisão de escopo* * *Artigo extraído da tese de doutorado “Validação de instrumento para avaliação das ações de controle da hanseníase em crianças e adolescentes”, apresentada à Universidade Federal do Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem, Cuiabá, MT, Brasil.

Resumo

Objetivo:

mapear a literatura científica sobre a validação de instrumentos para a avaliação da qualidade dos serviços prestados na atenção primária à saúde em doenças crônicas relacionadas com hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, hanseníase e tuberculose.

Método:

revisão de escopo, seguindo o método do Instituto Joanna Briggs e descrito de acordo com o Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Extension for Scoping Reviews. Foram incluídas 13 bases de dados e literatura cinzenta. A seleção dos estudos foi realizada após a remoção de duplicatas e avaliação individual e em pares. Os dados foram extraídos com base em um roteiro elaborado e apresentados em forma de quadros e tabelas.

Resultados:

a análise de 28 estudos selecionados mostrou que a sua maioria era do Brasil, seguidos pela China e Malásia. Quase a metade dos instrumentos validados eram genéricos, e os específicos eram sobre avaliação em diabetes mellitus e hanseníase. Os tipos de validação realizados foram de conteúdo e de construto.

Conclusão:

há necessidade de construção de instrumentos específicos devido à escassez de estudos sobre o processo de validação de instrumentos para a avaliação da qualidade dos serviços prestados pela atenção primária à saúde em doenças crônicas.

Descritores:
Estudo de Validação; Avaliação de Programas e Instrumento de Pesquisa; Inquéritos e Questionários; Doença Crônica; Pesquisa sobre Serviços de Saúde; Método

Destaques:

(1) Instrumentos validados para a avaliação de serviços em doenças crônicas.

(2) Possibilidade de realização de novos estudos de adaptações do PCAT e PACIC.

(3) Não foi identificada avaliação para menores de 18 anos com doenças crônicas.

(4) Uso de um instrumento genérico para avaliar doenças crônicas específicas.

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br