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Teleconsulta de enfermagem na atenção primária à saúde: scoping review * * A publicação deste artigo na Série Temática “Saúde digital: contribuições da enfermagem” se insere na atividade 2.2 do Termo de Referência 2 do Plano de Trabalho do Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Brasil. Artigo extraído da dissertação de mestrado “Desenvolvimento de protocolo para teleconsulta de enfermagem na Atenção Primária à Saúde”, apresentada à Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil.

Resumo

Objetivo:

mapear as habilidades dos enfermeiros para a teleconsulta de enfermagem na Atenção Primária à Saúde.

Método:

trata-se de uma revisão de escopo guiada pelas recomendações do Joanna Briggs Institute Reviewer’s Manual, realizada em sete bases de dados e repositórios de teses e dissertações. A seleção dos estudos foi realizada no Rayyan por dois revisores independentes e às cegas. A análise dos dados foi realizada de forma descritiva.

Resultados:

selecionou-se 23 estudos, os quais mostraram que as habilidades necessárias para a teleconsulta de enfermagem na atenção primária foram: comunicação, clínica, tecnológica e ética. A falta de infraestrutura digital foi apontada como uma das principais barreiras para a implementação da teleconsulta. A falta de acesso a tecnologias da informação e comunicação e/ou à internet, a gravidade do quadro clínico e a não adesão do paciente à consulta remota também foram identificadas.

Conclusão:

a teleconsulta de enfermagem na atenção primária é uma forma emergente de prestar assistência à saúde. No entanto, para sua implementação é necessária a capacitação dos enfermeiros quanto às seguintes habilidades: comunicação, clínica, tecnológica, ética e aquelas relacionadas à infraestrutura do ambiente da teleconsulta.

Descritores:
Consulta Remota; Telenfermagem; Atenção Primária à Saúde; Cuidados de Enfermagem; Enfermagem; Enfermagem de Atenção Primária

Destaques:

(1) A teleconsulta de enfermagem é uma forma emergente de prestar assistência à saúde.

(2) A teleconsulta economiza tempo e recursos, alcançando altos níveis de resolução.

(3) Para sua implementação, é necessário treinamento para capacitar os enfermeiros.

(4) São necessárias competências profissionais para a realização da teleconsulta.

(5) A teleconsulta é considerada uma oferta complementar à consulta presencial.


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