Acessibilidade / Reportar erro

Desafios da cultura de segurança em Centro Cirúrgico: estudo de métodos mistos * * Artigo extraído da tese de doutorado “Atitudes de segurança em centro cirúrgico: desafios para alcançar um ambiente seguro para os pacientes e profissionais”, apresentada à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem, Porto Alegre, RS, Brasil.

Objetivo:

analisar as atitudes de segurança de profissionais da saúde e de áreas de apoio atuantes em Centro Cirúrgico.

Método:

estudo explanatório sequencial de métodos mistos. A etapa quantitativa abrangeu 172 profissionais da saúde e de apoio em oito Centros Cirúrgicos de um complexo hospitalar. Aplicou-se o Questionário de Atitudes de Segurança/Centro Cirúrgico . Na etapa qualitativa subsequente, 16 profissionais participaram do Grupo Focal. Utilizaram-se métodos fotográficos na perspectiva do pensamento ecológico e restaurativo, e a análise dos dados ocorreu de maneira integrada, por conexão.

Resultados:

o escore geral, por agrupamento de Centros Cirúrgicos, com base nos domínios do Questionário de Atitudes de Segurança/Centro Cirúrgico, revela percepção favorável do clima de segurança, com destaque para os domínios Percepção do Estresse, Comunicação no Ambiente Cirúrgico, Clima de Segurança e Percepção do Desempenho Profissional. A análise global do domínio Comunicação e Colaboração entre as Equipes mostra-se positiva e é corroborada pelos dados da etapa qualitativa, na qual destaca-se a importância da interação e da comunicação entre as equipes de saúde como fundamentais para o trabalho diário.

Conclusão:

a percepção das atitudes de segurança entre os profissionais da saúde e de apoio foi positiva. A percepção da equipe de enfermagem se destaca como mais próxima ou favorável a atitudes condizentes com a cultura de segurança.

Descritores:
Segurança do Paciente; Cultura Organizacional; Enfermagem Perioperatória; Centros Cirúrgicos; Enfermagem; Ambiente de Instituições de Saúde


Destaques:

(1) A comunicação e o trabalho em equipe reforçam a cultura de segurança.

(2) Equipe de enfermagem mais engajada para a cultura de segurança.

(3) Percepção favorável do clima de segurança pelos profissionais de saúde e de apoio.

(4) Adesão da equipe de enfermagem aos processos e rotinas institucionais.

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br