Objetivo:
construir, validar e avaliar um website educacional em saúde sobre os cuidados domiciliares com os recém-nascidos para uso de gestantes, puérperas e familiares.
Método:
estudo metodológico desenvolvido conforme o modelo Analyze, Design, Develop, Implement and Evaluate . Após a construção, o website foi validado por 20 experts e avaliado por 20 indivíduos do público-alvo e os dados analisados conforme Índice de Concordância com ponto de corte igual ou maior a 0,7 (70%).
Resultados:
na validação, o Índice de Concordância de todos os quesitos foi maior do que 0,7 (70%), com variação entre 0,75 (75%) e 1 (100%), alcançando valor médio global de 0,91 (91%). Na avaliação, todos os itens obtiveram nota máxima, com valor médio global de 1 (100%).
Conclusão:
o website educacional foi construído, validado e avaliado de maneira satisfatória, pode ser considerado uma ferramenta adequada ao seu objetivo, com benefícios no processo de ensino-aprendizagem das famílias, quanto ao cuidado pós-natal domiciliar com os recém-nascidos mediante sua utilização. Além disso, também pode ser aplicada na educação de estudantes e profissionais de saúde. O website encontra-se disponível para o acesso livre e gratuito por meio de notebooks , computadores, smartphones ou tablets .
Descritores:
Tecnologia Educacional; Redes de Comunicação de Computadores; Família; Cuidado Pós-Natal; Recém-Nascido; Educação em Saúde
Destaques:
(1) O estudo construiu, validou e avaliou um website educacional em saúde.
(2) Vinte experts e vinte familiares de recém-nascidos participaram do estudo.
(3) A validação e a avaliação foram notadamente satisfatórias.
(4) A tecnologia educacional em saúde pode ser aplicada junto às famílias.
(5) O website é de acesso livre e gratuito podendo ser acessado em qualquer hora e lugar.