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Impacto de uma intervenção educativa na qualidade dos registros de enfermagem

RESUMO

Objetivo:

avaliar o impacto de uma intervenção educativa na qualidade dos registros de enfermagem.

Método:

trata-se de ensaio quase experimental do tipo antes e depois, realizado em instituição hospitalar. Todas as enfermeiras da unidade de terapia intensiva cardiológica do hospital em questão receberam a intervenção composta de sessões semanais, durante cinco meses. Para a coleta de dados, nos prontuários dos pacientes, foi utilizado o instrumento Quality of Diagnoses, Interventions and Outcomes, aplicado em dois momentos, basal e após intervenção.

Resultados:

a intervenção educativa teve efeito na qualidade dos registros, visto que a maioria dos itens teve aumento significativo nos seus valores médios, após a intervenção, apesar de médias baixas dos itens para os dois momentos.

Conclusão:

demonstrou-se a efetividade da intervenção para a melhora da qualidade dos registros de enfermagem, bem como evidenciou-se a falta de qualidade dos registros avaliados, revelada pelos baixos valores de média e, ainda, a fragilidade de algumas questões apresentadas em itens, as quais não obtiveram aumento significativo. Assim, ações educativas, com foco em casos reais, podem ter implicações positivas para a prática de enfermagem.

Descritores:
Processos de Enfermagem; Registros de Enfermagem; Educação em Enfermagem

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