Objetivo:
descrever o processo de elaboração de um subconjunto terminológico para a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem em Diabetes Mellitus , baseado na Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Horta e na Teoria Social Cognitiva de Bandura.
Método:
estudo metodológico realizado a partir da identificação na literatura de 313 enunciados de diagnósticos de Enfermagem pertinentes ao cuidado em diabetes, selecionados e validados por consenso de enfermeiras especialistas em diabetes, provenientes de diferentes estados do Brasil, utilizando a técnica de grupo nominal.
Resultados:
foram selecionados 156 enunciados diagnósticos/resultados de Enfermagem, sendo relacionados: 111 (71,15%) às necessidades psicobiológicas; 42 (26,92%) às psicossociais e três (1,92%) às psicoespirituais. Foram construídas 433 intervenções de Enfermagem. Os enunciados diagnósticos foram validados a partir do consenso entre os especialistas com índice de validade de conteúdo médio de 0,89, sendo: 0,87 para as necessidades psicobiológicas; 0,93 para as psicossociais e 0,77 para as psicoespirituais.
Conclusão:
o estudo validou os enunciados do subconjunto terminológico para a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem em diabetes, favorecendo o raciocínio clínico, a qualificação do Processo de Enfermagem e a melhoria das práticas de autocuidado em diabetes. Possibilitou a utilização de linguagem própria da Enfermagem com base em uma classificação reconhecida mundialmente.
Descritores:
Diagnóstico de Enfermagem; Diabetes Mellitus Tipo 2 ; Processo de Enfermagem; Atenção Primária à Saúde; Terminologia Padronizada em Enfermagem; Cuidados de Enfermagem
Destaques:
(1) Disponibilização do documento orientador para as práticas de Enfermagem em diabetes.
(2) Inovação do percurso metodológico no desenvolvimento de subconjuntos CIPE ® .
(3) Avanços no conhecimento das necessidades humanas básicas da pessoa com diabetes.
(4) Potencialidades da linguagem padronizada na codificação e no monitoramento dos dados.
(5) Aprimoramento do raciocínio clínico durante as consultas de Enfermagem.