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Dispositivos móveis para o desenvolvimento das competências profissionais dos estudantes de enfermagem: revisão de escopo 1 * Apoio financeiro dos Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), processo nº 2023.00900.BD, e do CIDTFF, projetos UIDB/00194/2020 e UIDP/00194/2020, Portugal.

Objetivo:

mapear a literatura científica sobre a utilização dos dispositivos móveis para o desenvolvimento das competências profissionais dos estudantes de enfermagem.

Método:

tratou-se de uma revisão de escopo guiada pelas recomendações do JBI. Foram incluídas seis bases de dados e a literatura cinzenta. A seleção dos estudos foi realizada através de avaliação individual e em pares. Os dados foram extraídos com base em um roteiro elaborado e apresentados de forma descritiva, tabular e gráfica.

Resultados:

foram identificados 264 estudos, dos quais 13 compuseram o corpus d e análise. Os estudos foram realizados principalmente no continente asiático. As intervenções variaram de 1 a 12 semanas, com predomínio da utilização de Apps . Já as competências abordadas foram principalmente as capacidades clínicas, técnicas e procedimentos inerentes à prática de enfermagem, seguidas pela tomada de decisão e resolução de problemas.

Conclusão:

os estudos analisados não apenas revelaram as potencialidades dos dispositivos móveis no contexto formativo, mas também destacaram a sua contribuição para o aprimoramento das capacidades clínicas, uma vez que oferecem subsídios para uma abordagem mais dinâmica e eficaz no processo de aprendizagem. A lacuna no conhecimento afigura-se na possibilidade ainda não explorada de integração de diferentes competências profissionais através de uma única ferramenta educativa digital.

Descritores:
Aplicativos Móveis; Smartphone; Estudantes de Enfermagem; Competência Profissional; Prática Profissional; Papel do Profissional de Enfermagem


Destaques:

(1) Dispositivos móveis têm repercussões positivas no desenvolvimento de competências.

(2) Lacuna do conhecimento é a ausência de uma ferramenta que integre várias competências.

(3) Os dispositivos móveis têm potencial para o aprimoramento das capacidades clínicas.

(4) Importância da integração de hard e soft skills em uma única ferramenta digital.

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