Objetivo: mapear a literatura científica sobre a utilização dos dispositivos móveis para o desenvolvimento das competências profissionais dos estudantes de enfermagem.
Método: tratou-se de uma revisão de escopo guiada pelas recomendações do JBI. Foram incluídas seis bases de dados e a literatura cinzenta. A seleção dos estudos foi realizada através de avaliação individual e em pares. Os dados foram extraídos com base em um roteiro elaborado e apresentados de forma descritiva, tabular e gráfica.
Resultados: foram identificados 264 estudos, dos quais 13 compuseram o corpus d e análise. Os estudos foram realizados principalmente no continente asiático. As intervenções variaram de 1 a 12 semanas, com predomínio da utilização de Apps . Já as competências abordadas foram principalmente as capacidades clínicas, técnicas e procedimentos inerentes à prática de enfermagem, seguidas pela tomada de decisão e resolução de problemas.
Conclusão: os estudos analisados não apenas revelaram as potencialidades dos dispositivos móveis no contexto formativo, mas também destacaram a sua contribuição para o aprimoramento das capacidades clínicas, uma vez que oferecem subsídios para uma abordagem mais dinâmica e eficaz no processo de aprendizagem. A lacuna no conhecimento afigura-se na possibilidade ainda não explorada de integração de diferentes competências profissionais através de uma única ferramenta educativa digital.
Descritores: Aplicativos Móveis; Smartphone; Estudantes de Enfermagem; Competência Profissional; Prática Profissional; Papel do Profissional de Enfermagem
Destaques:
(1) Dispositivos móveis têm repercussões positivas no desenvolvimento de competências.
(2) Lacuna do conhecimento é a ausência de uma ferramenta que integre várias competências.
(3) Os dispositivos móveis têm potencial para o aprimoramento das capacidades clínicas.
(4) Importância da integração de hard e soft skills em uma única ferramenta digital.