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Aprendizagem de anatomia musculoesquelética por meio de novas tecnologias: um ensaio clínico randomizado* * Este artigo refere-se à chamada temática “Tecnologias educacionais e métodos pedagógicos inovadores na formação de recursos humanos em saúde”.

Objetivo:

investigar a influência da aplicação de novas metodologias na aprendizagem e a motivação de alunos da disciplina de Anatomia.

Método:

estudo de intervenção, prospectivo, longitudinal e randomizado. Um total de 62 alunos foram recrutados para se avaliar o impacto de diferentes metodologias. Eles foram distribuídos de forma aleatória para comparar os resultados de ensino usando o atlas 3D, o ultrassom e o método tradicional. Os parâmetros foram medidos por meio de um questionário de avaliação de satisfação do aluno e uma prova usando lâminas anatômicas. O teste ANOVA de medidas repetidas foi usado para determinar significância estatística.

Resultados:

relativo à satisfação dos alunos, 98,1% consideraram muito positivo ou positivo o uso dos seminários, além de afirmarem que o seminário havia estimulado seu interesse pela anatomia. Os alunos submetidos ao método com o atlas 3D apresentaram uma melhora em sua compreensão de anatomia (p=0,040). De forma geral, os alunos melhoraram suas pontuações em aproximadamente 20%.

Conclusão:

o método tradicional, junto com as novas tecnologias, contribui para aumentar o interesse dos alunos pela Anatomia Humana assim como na aquisição de habilidades e competências em seu processo de aprendizagem.

Descritores:
Anatomia; Educação Baseada em Competências; Ensino; Inovação; Ultrassonografia; Anatomia Regional


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