OBJETIVO:
identificar a associação entre a capacidade funcional do idoso e a sobrecarga do cuidador.
MÉTODO:
estudo transversal, quantitativo, realizado em um município do norte do Paraná, com 178 idosos que apresentavam incapacidade funcional e seus cuidadores. Utilizou-se a Medida de Independência Funcional , para avaliar a capacidade funcional do idoso e a Zarit Burden Interview para avaliar a sobrecarga do cuidador, analisando-se quantitativamente os resultados. A maioria dos idosos era do sexo feminino, viúvas, com média de idade de 79,9 anos, necessitando de assistência de até 50% para realizar as tarefas da vida diária. A maioria dos cuidadores era do sexo feminino, filhas, casadas, com média de idade de 56,7 anos.
RESULTADO:
a maioria dos cuidadores relatou sobrecarga moderada; os homens apresentaram maiores chances de menor sobrecarga do que as mulheres e quanto mais independente o idoso, maiores as chances de menor sobrecarga do cuidador.
CONCLUSÃO:
estimular ações voltadas à promoção do envelhecimento ativo e saudável, centradas na manutenção da capacidade funcional e autonomia do idoso, bem como implantar estratégias de organização do cuidado no domicílio, que incluam a saúde do cuidador, poderão contribuir para minimizar os efeitos da sobrecarga sobre ele e melhorar sua qualidade de vida.
Idoso Fragilizado; Cuidadores; Efeitos Psicossociais da Doença