Acessibilidade / Reportar erro

Fatores de risco para óbito de pacientes com trauma internados em Unidade de Terapia Intensiva * * Artigo extraído da tese de doutorado “Internações por trauma em unidade de terapia intensiva: panorama epidemiológico e preditores para o óbito”, apresentada à Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil.

Objetivo:

analisar os fatores de risco para óbito de pacientes com trauma internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Método:

estudo de coorte retrospectivo, com dados de prontuários de adultos hospitalizados por trauma em Unidade de Terapia Intensiva geral. Foram incluídos pacientes de 18 anos ou mais de idade e admitidos por lesões. As variáveis foram agrupadas em níveis de maneira hierarquizada. O nível distal contemplou variáveis sociodemográficas, da internação, causa do trauma e comorbidades; o intermediário, as características do trauma e do atendimento pré-hospitalar; o proximal, as variáveis dos índices prognósticos, da admissão intensiva, procedimentos e complicações. Realizou-se análise de regressão logística múltipla.

Resultados:

os fatores de risco associados ao óbito no nível distal foram idade igual ou superior a 60 anos e comorbidades; no nível intermediário, a gravidade do trauma e no nível proximal, as complicações circulatórias graves, uso de drogas vasoativas, ventilação mecânica, disfunção renal, não realização de hemocultura na admissão e Acute Physiology and Chronic Health Evaluation II. Conclusão: os fatores identificados são úteis para compor um perfil clínico e para planejar a assistência intensiva a fim de evitar complicações e óbitos de pacientes traumatizados.

Descritores:
Feridas e Lesões; Ferimentos; Unidade de Terapia Intensiva; Cuidados Intensivos; Óbito; Fatores de Risco


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br