Considerando-se o referencial de FORREST (1983). realizamos um experimento com o objetivo de verificar como os entrevistados (alunos do 6° semestre de graduação em enfermagem) percebem um diálogo levando-se em conta 12 itens de avaliação (clima de abertura, interesse, mudança de assunto, questões direcionadas, desaprovação do assunto, tranqüilidade, tensão, aconselhamento, reconhecimento de sentimentos. reflexão de assuntos, aprovação e fuga de assuntos). O tratamento constou de 02 entrevistas com diferentes proporções de categorias facilitadoras (F) e bloqueadas (B) da comunicação: Grupo A - 55% de categoria F e 45% de categoria B: Grupo B - 75% de categoria B e 25% de categoria F. Como resultados encontramos que não houve diferença estatisticamente significante para os grupos, em nenhum dos itens de avaliação propostos. Ressaltamos o fato da entrevistadora ser conhecida dos entrevistados, a temática ser de fácil abordagem e o nível de relação ser do tipo horizontal.
comunicação; comunicação bloqueadora; comunicação facilitadora