Acessibilidade / Reportar erro

Significado do fracasso escolar para os atores sociais que utilizam o programa de assistência primária de saúde escolar - PROASE no município de Ribeirão Preto

Meaning of school failure to social actors who use the program of school health primary care - PROASE at the municipality of Ribeirão Preto

Significado del fracaso escolar para los actores sociales que utilizan el programa de asistencia primária de salud escolar "PROASE" en el municipio de Ribeirão Preto

O presente estudo tem como objetivo identificar e analisar o significado do fracasso escolar para os atores sociais que utilizam o Programa de Assistência Primária de Saúde Escolar - PROASE (familiares, profissionais da educação e da saúde) que atuam no Programa, articulando o discurso desses atores com o oficial, visando subsidiar ações futuras para o Programa. O nosso estudo utiliza como referencial teórico, a pesquisa qualitativa, fundamentada em MINAYO (1992). Foi escolhida uma área em que o PROASE desenvolve suas atividades e, através da técnica de entrevista semi-estruturada e análise de documentos, foi possível conhecer como os três segmentos, que fazem parte da amostra, entendem o significado do fracasso escolar.

baixo rendimento escolar; ocupações em saúde; escolares; enfermagem


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br