Acessibilidade / Reportar erro

A influência tecnológica no cuidar dos profissionais de saúde: tradução e adaptação de escalas1 1 Artigo extraído da tese de doutorado "A representação da vulnerabilidade humana como motor para a recuperação do paradigma do cuidar em saúde", apresentada ao Instituto de Bioética, Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugual. Apoio financeiro do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), Portugal, processo nº UID-DTP-04045-2013.

Objetivos:

este estudo consistiu na validação de dois instrumentos de pesquisa que permitem estudar o impacto da influência tecnológica na prática do cuidar dos profissionais de saúde.

Método:

foram dados os seguintes passos metodológicos: revisão bibliográfica, seleção das escalas, tradução e adaptação cultural e análise das qualidades psicométricas.

Resultados:

as propriedades psicométricas da escala foram avaliadas a partir da sua aplicação a uma amostra de 342 indivíduos (enfermeiros, médicos, estudantes finalistas de enfermagem e de medicina). Foram realizados estudos de validade e de fiabilidade e consistência interna. Obtiveram-se duas escalas: Escala dos Atributos do Cuidar (adaptada) com um valor de coeficiente de alpha de Cronbach de 0,647 e o Questionário da Influência Tecnológica (adaptado) com um valor de 0,777.

Conclusões:

as escalas são de fácil aplicação e revelam propriedades psicométricas confiáveis, sendo uma mais valia na medida em que permitem realizar estudos generalizados sobre um tema tão importante como o impacto da influência tecnológica no cuidar em saúde.

Desenvolvimento Tecnológico; Assistência à Saúde; Escalas


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br