Acessibilidade / Reportar erro

Construção e validação de instrumento de Avaliação do Uso de Tecnologias Leves em Unidades de Terapia Intensiva1 1 Artigo extraído da dissertação de mestrado "Utilização de Tecnologias Leves pela Equipe de Enfermagem em Unidades de Terapia Intensiva: um estudo comparativo", apresentada à Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, SE, Brasil.

RESUMO

Objetivo:

construir e validar um instrumento para avaliação do uso de tecnologias leves, pela equipe de enfermagem, em Unidades de Terapia Intensiva.

Método:

estudo metodológico no qual o instrumento foi elaborado utilizando o método psicométrico para construção com base na categorização das tecnologias em saúde de Merhy e Franco, da Política Nacional de Humanização, utilizando-se a taxonomia Nursing Intervention Classification para categorizar os domínios do instrumento. Utilizou-se o Percentual de Concordância e o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) para validação.

Resultados:

o resultado da aplicação do Percentual de Concordância entre os juízes foi superior ao recomendado de 80%, havendo destaque na avaliação da pertinência ao tema proposto, apresentando um percentual de concordância de 99%.

Conclusão:

o instrumento foi validado com quatro domínios (Vínculo, Autonomia, Acolhimento e Gestão) e dezenove itens que avaliam o uso das tecnologias leves em Unidade de Terapia Intensiva.

Descritores:
Tecnologia Biomédica; Enfermagem; Unidade de Terapia Intensiva; Estudos de Validação

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br