Acessibilidade / Reportar erro

Estudo comparativo entre simulação de alta-fidelidade e simulação de média-fidelidade na tomada de decisão de estudantes de enfermagem: estudo experimental* * Artigo extraído da tese de doutorado “Efetividade da simulação de alta-fidelidade na tomada de decisão dos estudantes de enfermagem”, apresentada à Universidade Católica Portuguesa, Instituto Ciências da Saúde, Lisboa, LIS, Portugal.

Resumo

Objetivo:

comparar a tomada de decisão dos estudantes de Enfermagem, antes e após a formação teórica sobre suporte básico de vida, com recurso à prática de simulação de alta-fidelidade e simulação de média-fidelidade.

Método:

desenvolveu-se um estudo experimental, tipo pré e pós-teste, com análise quantitativa, descritiva e inferencial, com realização da formação teórica sobre suporte básico de vida e práticas de simulação clínica, e com avaliação dos conhecimentos e tomada de decisão dos estudantes de Enfermagem, em três momentos distintos - antes do cenário de simulação (T0), após o cenário de simulação (T1) e após a realização de ensino clínico (T2).

Resultados:

participaram da pesquisa 51 estudantes, com uma média de idade de 20,25±3,804, dos quais 92,2% eram do sexo feminino. Foram evidenciadas diferenças estatisticamente significativas (F=6,47; p=0,039) perante a definição do problema e desenvolvimento dos objetivos na tomada de decisão no grupo experimental.

Conclusão:

os estudantes de Enfermagem demonstram um nível de conhecimentos adequado e um bom processo de tomada de decisão, com base nos instrumentos mais atuais produzidos pela evidência científica, perante cenários de simulação clínica em suporte básico de vida, devendo esta metodologia inovadora ser aprofundada no ensino de Enfermagem.

Descritores:
Estudantes de Enfermagem; Pensamento Crítico; Raciocínio Clínico; Reanimação Cardiopulmonar; Tomada de Decisão Clínica; Treinamento com Simulação de Alta-Fidelidade

Destaques:

(1) A simulação clínica promove uma boa tomada de decisão dos estudantes de Enfermagem.

(2) Os estudantes evidenciaram conhecimentos adequados sobre suporte básico de vida.

(3) Os conhecimentos e a prática são definidores da fidelidade de simulação clínica.

(4) O suporte básico de vida pode ser desenvolvido por simulação de alta-fidelidade.


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br