Open-access Validade da escala de Sofrimento Psicológico de Kessler em estudantes brasileiros do ensino superior *

Destaques:

(1) Validade baseada na estrutura interna demonstrou estrutura de um fator geral.

(2) Elevada confiabilidade da estrutura de um fator geral.

(3) Validade convergente da escala tendo o SRQ-20 como padrão-ouro.

(4) Validade preditiva para triagem de sofrimento psicológico.

(5) Sensibilidade e especificidade elevadas para ponto de corte maior do que 21 pontos.

Objetivo: avaliar a validade baseada na estrutura interna, validade concorrente e preditiva da versão brasileira da Escala de Sofrimento Psicológico de Kessler, para o rastreamento de sofrimento psicológico em estudantes de nível superior.

Método: estudo metodológico com 1.034 participantes, aplicando-se a Escala de Sofrimento Psicológico de Kessler e o Self Reporting Questionnaire . A análise da estrutura interna foi investigada por meio da Análise Fatorial Confirmatória bifatorial, avaliando-se os índices de ajuste e o coeficiente de confiabilidade ômega hierarquizado. A validade concorrente foi verificada pelo teste de correlação de Pearson, enquanto para a validade preditiva utilizou-se sensibilidade, especificidade, área sob a curva ROC e intervalo de confiança de 95%.

Resultados: o modelo bifatorial apresentou excelentes índices de ajuste (CFI=1,000; TLI=0,999; SRMR=0,019; RMSEA=0,028; IC95%: 0,015 – 0,041) e elevada confiabilidade (ωH=0,886). Houve forte correlação significativa entre a K10 e o SRQ (r=0,813; IC95%: 0,784 – 0,837). O ponto de corte ideal para rastreamento foi identificado como superior a 21, com sensibilidade de 85,2% e especificidade de 82,9%.

Conclusão: a estrutura composta por um fator geral - sofrimento psicológico apresentou elevada confiabilidade. A escala apresentou validade concorrente e preditiva para o rastreio de sofrimento psicológico entre estudantes universitários de ensino superior.

Descritores: Estresse Psicológico; Estudo de Validação; Estudantes; Transtornos Mentais; Educação Superior; Reprodutibilidade dos Testes


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